Notícias

Sony é multada na França por “favorecer” compra do DualShock 4

Fabricantes estariam tendo problemas com a oferta de licenciamento da companhia japonesa

por Jean Azevedo
Sony é multada na França por “favorecer” compra do DualShock 4

A Sony tomou uma multa de € 13,5 milhões por um motivo curioso na França — envolvendo um possível “favorecimento” aos modelos originais do DualShock 4. De acordo com a Autorité de la Concurrence, órgão regulador do país, as fabricantes terceirizadas estariam passando por problemas para conseguir atender aos pedidos da dona da PlayStation.

O principal motivo, de acordo com o governo francês, sugere uma má comunicação para com as companhias parceiras. A falta de transparência estaria fazendo com que a aplicação de critérios ocorresse de “forma discricionária, mesmo que o acesso ao programa fosse a única maneira de evitar desconexões”.

Sem o devido suporte da PlayStation, os controles não estariam funcionando como deveriam no PS4. Os produtos teriam apresentados desconexões e outros problemas, favorecendo assim a preferência pelo DualShock 4 original.

Dessa forma, a França entende que as empresas terceirizadas não têm uma direção mais concreta para continuar a parceria junto à Sony. Muitas delas teriam sofrido desligamentos recentemente, e com isso, a única forma de adquirir um DualShock 4 que funcione perfeitamente seria comprando o produto oficial.

Sony DualShock 4

Para os órgãos reguladores, isso é uma prática proposital para dominar o mercado, Isso também impacta o licenciamento via parcerias de outros controles, como apontado pelo portal PYMNTS. A gigante japonesa ainda pode recorrer da decisão.

Como assistir à primeira conferência da Sony em 2024

A Sony já tem novidades para mostrar ao público e quem gosta de PlayStation não pode perder a CES 2024. Saiba como assistir e o que esperar da conferência clicando aqui!