Sony revela custo de produção de novas IPs: US$ 100 milhões
Segundo Jim Ryan, novas IPs exigem um "lançamento de ponta" por causa do alto custo de produção
Produzir uma nova propriedade intelectual (IP) envolve um investimento muito grande. De acordo com Jim Ryan, diretor executivo da SIE, a empresa japonesa precisa desembolsar US$ 100 milhões para trazer uma franquia ao mercado de games.
Em entrevista à revista GQ, Ryan afirmou que a companhia seguirá criando jogos do zero na geração PS5. No entanto, ele também admite: o lançamento deles precisa alcançar um bom número de vendas, dado o alto custo de produção.
Investimos muito organicamente ao longo da geração PS4, mais do que as pessoas pensam. Adquirimos a Insomniac Games também. Estamos produzindo grandes jogos agora e certamente planejamos continuar assim.
O problema com esses jogos blockbuster é que precisam de um lançamento de ponta. A produção deles custa mais de US$ 100 milhões atualmente e para trazer novas IPs ao mercado – algo muito arriscado e que fizemos quatro vezes na geração PS4 – é necessário fazer um lançamento de ponta.
Sony busca equilíbrio entre novas IPs e séries consolidadas
Na mesma entrevista, o executivo disse que a chave para a Sony continuar trazendo bons jogos é encontrar um equilíbrio entre a estreia de novas franquias e de séries já consolidadas.
Temos uma gestão que conversa individualmente com os estúdios e uma das coisas para as quais olhamos muito é o portfólio, então vemos o equilíbrio entre novas iterações de séries conhecidas, como God of War e Uncharted, e novas propriedades, como Horizon Zero Dawn e Ghost of Tsushima. Pensamos nisto com muito cuidado.
No começo da geração PS5, a Sony preferiu investir em IPs existentes. Sackboy: Uma Grande Aventura e Marvel’s Spider-Man: Miles Morales já estão disponíveis. Em 2021, Gran Turismo 7, Horizon Forbidden West e Ratchet & Clank: Rift Apart devem chegar.