Notícias

Sony é criticada pela forma como promove jogos indies na PlayStation Store

Co-fundador da Neon Doctrine revelou que a empresa japonesa tem processos desatualizados e não fornece liberdade para estúdios fazerem promoções

por Vítor Amorim Heringer
Sony é criticada pela forma como promove jogos indies na PlayStation Store

Nos últimos anos, a Sony promoveu diversas ações para estreitar o relacionamento com desenvolvedoras independentes, como ao criar a divisão PlayStation Indies, liderada por Shuhei Yoshida, ex-CEO da atual PS Studios. No entanto, parece que isso não foi o suficiente: Iain Garner, co-fundador da editora Neon Doctrine, está criticando fortemente a empresa.

Em uma extensa thread no Twitter, o dev inicialmente apontou uma “plataforma X”, sem se referir à gigante japonesa — até confirmar que se tratava da Sony logo depois. Segundo ele, a companhia dificulta a entrada de jogos indies em sua loja digital, além de não fornecer liberdade para os estúdios coordenarem preços, promoções e descontos de lançamento. Ainda sobrou espaço para uma cutucada nos posts do PlayStation Blog.

A plataforma ‘X’ não oferece aos desenvolvedores a capacidade de gerenciar seus jogos. A fim de obter promoção, você deve pular, implorar e implorar por qualquer nível de promoção. E um blog não é tão bom quanto eles pensam que é. Se a Plataforma X não gostar do seu jogo, sem alarde, sem recurso, sem amor, não há NADA que você possa fazer para consertar isso. Lista de desejos não tem efeito, então todo o seu marketing pessoal não significa nada para a Plataforma X. Tudo o que importa é sua avaliação. Como essa avaliação é feita? Não sei, eles não compartilham isso, nem compartilharão o valor que atribuem ao meu jogo.

Imagem da matéria sobre a Sony com o personagem de Fall Guys correndo nos descontos em jogos da PS Store
Sony libera a ação de desconto “PlayStation Indies” regulamente, mas, pelo visto, não é tão simples

Garner continuou a detalhar as dificuldades em promover os games na PS Store. De acordo com ele, a Sony cobra, no mínimo, US$ 25.000 para destacar um jogo na sua loja. E não só isso: pede 30% dos ganhos nas vendas.

Você não pode nem mesmo fazer um desconto de lançamento sem a aprovação deles e é “muito limitado”. Isso mesmo… Você não pode fazer o que qualquer outra plataforma faz, o que significa que os proprietários da Plataforma X sempre conseguirão o pior negócio! Oh, mas não se preocupe. Existe uma maneira de garantir que você seja destacado! Tudo o que você precisa fazer é gastar um mínimo MUITO razoável de US$ 25.000 para ter uma participação. Ah, e então 30% de seus ganhos subsequentes… pechincha!

O co-fundador da Neon Doctrine ainda disse que “faz anos” que não consegue colocar um dos seus títulos em promoção. Ele também conversou com outros devs “bem populares” que informaram terem passado pela mesma experiência.

Processos da Sony estão no “início dos anos 2000”

Em seus últimos tweets, Garner elogiou o sucesso e o “hardware incrível” da Sony — no caso, o PlayStation 5 —, mas afirmou que os seus processos parecem do “início dos anos 2000”, ou seja, desatualizados. “Não tenho ideia de como ter sucesso nesta plataforma e eles não vão me dizer (em como fazê-lo)”.

Ele ainda pediu para os jogadores que ficarem irritados caso um jogo não entre em promoção, não reclame com os estúdios/publisher, mas, sim, com a gigante japonesa. Por fim, o dev disse que ele é um “privilegiado” por possuir muitos recursos, enquanto outros não têm a mesma oportunidade.

A Sony foi procurada pelo site Push Square, mas não obteve um retorno até o momento. É válido aguardar por uma respostar da empresa a fim de saber os dois lados da história.