Notícias

Sony anuncia: Jim Ryan está de saída da PlayStation

Após 30 anos, executivo deixará a companhia

por Raphael Batista
Sony anuncia: Jim Ryan está de saída da PlayStation

O chefe da Sony Interactive Entertainment, Jim Ryan, vai deixar o comando da PlayStation em março de 2024. O anúncio veio em forma de nota no site da Sony, que apontou os motivos: Ryan vai se aposentar.

O chefe explicou que a decisão foi “pela dificuldade de balancear a vida entre seu lar no Reino Unido e o trabalho nos Estados Unidos”. Ele agradeceu à comunidade e afirmou que ama a companhia.

Após 30 anos, tomei a decisão de me aposentar da SIE em março de 2024. Aproveitei a oportunidade de ter um trabalho que amo em uma empresa muito especial, trabalhando com pessoas incríveis e parceiros incríveis. No entanto, tenho achado cada vez mais difícil conciliar a vida na Europa com o trabalho na América do Norte. Partirei tendo tido o privilégio de trabalhar em produtos que tocaram milhões de vidas ao redor do mundo; o PlayStation sempre fará parte da minha vida, e estou mais otimista do que nunca em relação ao futuro da SIE. Quero agradecer ao Yoshida-san por depositar tanta confiança em mim e por ser um líder incrivelmente sensível e apoiador.

Sony Jim Ryan - CEO da PlayStation

O, presidente, diretor de operações (COO) e diretor financeiro (CFO), Hiroki Totoki, assumirá a função de presidente da SIE a partir de outubro de 2023. A partir de 1º de abril de 2024. Totoki trabalhará em estreita colaboração com o presidente e CEO da Sony Group Corporation, Kenichiro Yoshida, e com a equipe de gerenciamento da SIE para ajudar a definir o próximo capítulo do futuro do PlayStation, incluindo a sucessão do cargo de CEO da SIE.

“Jim Ryan tem sido um líder inspirador ao longo de todo o seu período conosco, mas nunca tanto como na supervisão do lançamento do PlayStation 5 no auge da pandemia global de COVID. Essa conquista extraordinária, realizada por toda a equipe da SIE, tem sido constantemente construída, e o PlayStation 5 está a caminho de se tornar o console mais bem-sucedido da SIE até agora. Sou imensamente grato ao Jim por todas as suas realizações. Respeitando a decisão do Jim de encerrar sua longa carreira na Sony, fico com uma decisão importante em relação à sua sucessão, dada a importância do negócio de Game & Network Services. Discutimos intensamente e determinamos a nova estrutura de gestão. Visamos alcançar a evolução e o crescimento ainda maiores do Grupo Sony por meio do maior sucesso do Negócio de Game & Network Services.” – disse Kenichiro Yoshida.

Jim Ryan

Ryan começou a trabalhar para a Sony Interactive Entertainment Europe (SIEE) em 1994, um ano antes do lançamento do primeiro PlayStation . No seu primeiro ano no cargo, Ryan ajudou a estabelecer a presença da Sony na Europa , encontrando escritórios e contratando pessoal.

Meu motivo para ingressar na empresa naquela época foi simples: eu precisava de um emprego. Naquela época não nos chamávamos Sony Computer Entertainment, mas sim Sony Electronic Publishing Ltd. e o PlayStation ainda estava envolto em segredo. Foi só depois de alguns meses de trabalho que a névoa em torno deste projeto chamado PlayStation começou a se dissipar e começamos a perceber que era algo muito especial.” -Jim Ryan

Desde então, Ryan passou por diversos cargos de liderança na SIE em várias regiões do mundo. Em agosto de 2011 ele foi nomeado CEO da PlayStation Europa. Em abril de 2016, outra promoção, desta vez para o cargo de chefe de vendas e marketing global da PlayStation. Pouco tempo depois, em 2018, se tornou vice-presidente da PlayStation, quando acumulou as duas funções. E, finalmente, em fevereiro de 2019 foi nomeado o big boss da PlayStation.

Sua maior conquista foi o lançamento muito bem sucedido do PlayStation 5 em plena pandemia. O novo videogame da Sony vem liderando as vendas dos consoles next-gen com ampla margem em relação segundo colocado.