OFICIAL: Sony anuncia “acordo capital” com a dona da FromSoftware
Não será uma compra completa, mas catálogo de animes e games entra na jogada
Não faz muito tempo de que os rumores de uma aquisição da Kadokawa, dona da FromSoftware, por parte da Sony, têm circulado por aí. Enfim, a tal compra saiu, mas não foi uma “tomada” completa como muitos esperavam, afinal, as companhias anunciaram um “acordo capital” para estreitar os laços.
Então como será daqui pra frente? A dona da PlayStation usará seus recursos para adaptar franquias de sua parceira para diversas mídias, inclusive na co-produção de animes, e atuará na expansão da publicação de games. Confira o comunicado:
A Kadokawa e a Sony historicamente colaboraram em vários projetos e, por meio dessa aliança de capital e negócios, pretendem fortalecer ainda mais nossa colaboração para maximizar o valor [da propriedade intelectual] de ambas as empresas globalmente e facilitar uma colaboração mais ampla e profunda, como potenciais investimentos conjuntos no campo de conteúdo, descoberta conjunta de novos criadores e promoção conjunta de mais mixagens de mídia da [propriedade intelectual] de ambas as empresas. No futuro, as duas empresas planejam discutir iniciativas específicas para colaboração, como iniciativas para adaptar a [propriedade intelectual] da Kadokawa em filmes de ação ao vivo e dramas de TV globalmente, coproduzir obras de anime, expandir a distribuição global das obras de anime da Kadokawa por meio do Sony Group, expandir ainda mais a publicação dos jogos da Kadokawa e desenvolver recursos humanos para promover e expandir a produção virtual.
De acordo com o comunicado divulgado por Hiroki Totoki, chefão da Sony, agora eles são os maiores “shareholders” da Kadokawa — donos do maior número de ações da companhia. A combinação dos catálogos e poderes de ambas as empresas promete render bons frutos.
Quanto a Sony investiu na Kadokawa?
A Sony fará um pagamento total de 49.976.298.600 ienes, o que dá em torno de US$ 318 milhões na cotação atual, a serem pagos até 7 de janeiro de 2025. Dos 1,9% de ações previamente adquiridos, o montante salta para “quase” 10%.
O comunicado à imprensa da Kadokawa afirma:
Espera-se que a Distribuição de Terceiros resulte na Sony se tornando uma acionista majoritária, e a maior acionista majoritária, da Empresa
Na distribuição exibida pela dona da FromSoftware, a KOREA SECURITIES DEPOSITORY – SAMSUNG aparece na frente da Sony, porém, a companhia não os classifica da mesma maneira. Veja a explicação:
KOREA SECURITIES DEPOSITORY – SAMSUNG e The Master Trust Bank of Japan, Ltd.(Trust Account), embora classificados em primeiro e segundo lugar, respectivamente, no ranking de acionistas após o Third-Party Allotment, são ambos operadores de negócios fiduciários que detêm as ações como propriedade fiduciária e portanto, foi determinado que eles não constituem acionistas majoritários ou o maior acionista majoritário.
Importante ressaltar que Hiroki Totoki não pretende, no momento, fazer novos investimentos em ações na Kadokawa. Sendo assim, a porcentagem será mantida dessa forma.
Dessa forma, sim, a Sony é a “maioral” dentro da Kadokawa agora. Como isso impactará a FromSoftware e tudo o que envolve os games de maneira mais profunda? Teremos de esperar para ver, afinal, os comunicados deixam a entender que muitas parcerias estão a caminho.