Notícias

Sistema Nemesis da franquia Terra-Média é patenteado pela Warner Bros desde 2016

Muitos estúdios já quiserem implementar a mecânica em seus jogos, mas ficaram preocupados em serem processados

por Vítor Amorim Heringer
Sistema Nemesis da franquia Terra-Média é patenteado pela Warner Bros desde 2016

O sistema Nemesis da série Terra-Média feita pela Monolith Productions, estúdio da Warner Bros Games, já está patenteado desde 2016, como consta no site JUSTIA Patents. A informação foi descoberta pelo canal de YouTube, Game Maker’s Toolkit, que destrinchou tudo sobre o modelo de gameplay.

Criado em Terra-Média: Sombras de Mordor, a técnica permite que os vilões do jogo se adaptem conforme vencem ou são derrotados pelo protagonista. Dessa maneira, os inimigos evoluem junto com os jogadores e torna o mundo do game “mais vivo”.

Segundo o canal, muitas desenvolvedoras já quiseram implementar a mecânica em seus títulos, mas ficaram preocupadas com uma possível ação legal. O sistema mais parecido com o de Terra-Média foi em Assassin’s Creed Odyssey, com os mercenários. Apesar de muito elogiado, não foi mantido em Valhalla. Não se sabe se o motivo foi por conta da patente.

Game Maker’s Toolkit também relatou que a WB Games pretende introduzir o sistema Nemesis em outros jogos da empresa, fora da série Terra-Média. No entanto, não foi revelado quais games poderiam receber o modelo de gameplay. Atualmente, a companhia trabalha em Gotham Knights, Hogwarts Legacy,  Esquadrão Suicida: Mate a Liga da Justiça e Back 4 Blood. Entre outros projetos não anunciados.

Insatisfação de devs e fãs

Após descobrirem que o sistema da série Terra-Média é patenteado, alguns devs ficaram infelizes com a informação, como Josh Sawyer, da Obsidian Entertainment. Ele acredita que nenhuma empresa deveria “proteger legalmente” uma mecânica de gameplay.

De alguma forma, eu perdi que WB patenteou o sistema Nemesis. Que monte de me***. Se você pegar o design de alguém e fazer uma versão melhor dele, você deve ganhar um troféu e um triunfo pelas ruas e as pessoas que fizeram a versão anterior devem aplaudir você e dizer, ‘uau, isso foi muito legal.’ Eu não queria antes, mas isso realmente me faz querer fazer uma variante de Nemesis porque isso é muito estúpido. Se algum dia eu tentar proteger legalmente uma mecânica de jogo, espero ser executado pelos barcos persas!

Nas respostas do tweet, os fãs também ficaram insatisfeitos, uma vez que gostariam que fosse implementado em títulos de outros estúdios.

https://twitter.com/darkedone02/status/1355683135783108611

Este sistema Nemesis poderia ser um ótimo sistema para um jogo de super-herói personalizado. Imagine quantos supervilões você enfrenta e tenta dominar os outros, ou mesmo tenta formar uma aliança com o passar do tempo?

https://twitter.com/That_Edward/status/1354986750482001921

Eu realmente quero que isso aconteça, eu amei o sistema Nemesis. Até a versão diluída da Ubisoft feita para AC Odyssey foi ótima.