Simplicidade no combate de Final Fantasy XIV foi longe demais, diz designer
Masaki Nakagawa confessa que, internamente, os devs perceberam que deixaram o jogo “monótono”
Masaki Nakagawa, designer-chefe de combate de Final Fantasy XIV, admitiu que a busca por simplificar a jogabilidade levou a decisões que reduziram a diversão. A declaração foi feita em entrevista ao PC Gamer, destacando os impactos de mudanças aplicadas antes da expansão Dawntrail.
Nakagawa explicou que, para evitar frustrações, a equipe eliminou mecânicas que poderiam tornar o jogo mais envolvente. “Removemos ideias interessantes para evitar períodos de inatividade, mesmo que fossem criativas e desafiadoras”, afirmou. Essa abordagem resultou em combates simplificados, mas monótonos.
A simplificação excessiva gerou críticas da comunidade, que sentiu falta de mecânicas estratégicas e desafios. Segundo o dev, o foco em evitar frustrações criou um ambiente onde ideias inovadoras eram descartadas facilmente, afetando negativamente a experiência de combate.
Com Dawntrail, o time de desenvolvimento adotou uma nova filosofia de design, equilibrando acessibilidade e profundidade. Nakagawa enfatizou que as mudanças já mostram resultados positivos, com jogadores reconhecendo a evolução no sistema de combate.
Como Final Fantasy XIV é um jogo como serviço, os devs conseguem trabalhar para reverter essas situações e entregar mais novidades para a comunidade. Você tem se divertido no gameplay?
Digital Foundry testa Final Fantasy XIV no PS5 Pro
Final Fantasy XIV é um dos jogos da franquia que contam com versão nativa para PS5. O Digital Foundry testou esse e outros games da saga no PS5 Pro e você pode conferir o resultado clicando aqui!