Shuhei Yoshida analisa situação da Nintendo: “Perdeu identidade”
Shuhei Yoshida, o ex-chefão da PlayStation e um dos nomes mais respeitados da indústria, falou da "concorrente"
Shuhei Yoshida, o ex-chefão da PlayStation e um dos nomes mais respeitados da indústria, não está exatamente empolgado com o que viu até agora do Switch 2. Em uma conversa sincera com o canal Easy Allies, o veterano afirmou que sente que a Nintendo está “perdendo sua identidade”, já que o novo console parece carecer da criatividade que sempre definiu a empresa.
“Pra mim, a Nintendo sempre foi sobre criar uma nova experiência, sabe? Projetar hardware e jogos juntos pra fazer algo incrível”, disse Yoshida. “Mas o Switch 2, como todo mundo já esperava, é um Switch melhorado, né? Tela maior, processador mais potente, 4K, 120 fps. Até começaram o vídeo com um engenheiro de hardware, como fazem as outras fabricantes!”
Apesar de reconhecer que um “Switch turbinado” é ótimo para quem joga exclusivamente em consoles da Nintendo, Yoshida questionou o que o novo aparelho tem a oferecer para jogadores que já estão no ecossistema do PlayStation, Xbox ou PC.
Shuhei Yoshida decepcionado com a Nintendo
“Porque, no fim, o conceito é: ‘Melhoramos o que já existia’. Isso é algo que outras empresas vêm fazendo há anos”, comentou. “É ótimo pra quem só tem um Switch. Agora dá até pra jogar Elden Ring, o que é incrível. Mas, pra quem já joga em PS5, Xbox ou PC, o que eles mostraram das third-parties… teoricamente é incrível ver esses jogos na plataforma da Nintendo. Mas o que foi mostrado, foi tipo… ‘hmm’.”
Yoshida não concluiu a frase, mas a mensagem ficou clara: qual é o incentivo pra pagar caro em ports antigos como Cyberpunk 2077 e Yakuza 0, sem garantia de que rodem melhor do que em versões anteriores?
Com o crescimento dos PCs portáteis, como o Steam Deck, até a portabilidade — antes diferencial da Nintendo — já não tem o mesmo impacto. Apesar disso, Yoshida reconhece que o Switch 2 parece ser um ótimo hardware. Só não parece, ao menos por enquanto, uma revolução à la Nintendo.