Notícias

Shuhei Yoshida culpa fechamento da Japan Studio por conta de jogos AAA

Em entrevista, o ex-executivo da Sony trouxe detalhes sobre a reformulação que fechou as portas do estúdio

por André Custodio
Shuhei Yoshida culpa fechamento da Japan Studio por conta de jogos AAA

Shuhei Yoshida, ex-executivo da Sony Interactive Entertainment, esclareceu o fechamento da Japan Studio em entrevista recente ao AV Watch. Mais uma vez, ele pontuou que as razões por trás da decisão envolveram o mercado de jogos AA.

Segundo Yoshida, a desenvolvedora não correspondia ao que a Sony procurava. Isso porque a indústria AAA era o foco completo da fabricante, que via a procura por títulos AA em declínio.

Pressão por AAAs na Japan Studio trouxe grande impacto

Com isso, uma série de fatores começaram a impactar, em especial o aumento dos custos. Como a Sony pressionava a Japan Studio para trabalhar em títulos de alto orçamento, isso teria desviado da identidade criativa.

Eu estava encarregado da primeira parte, então me pediram para fazer um jogo que fosse poderoso o suficiente para vender hardware. Quando você faz algo assim, a empresa pressiona muito você. A empresa queria essas coisas e, embora tivéssemos que fazê-las, a escala de desenvolvimento e as vendas necessárias estavam ficando cada vez maiores.

Naquela época, a Japan Studio era uma equipe que era boa em fazer AA, e era um estúdio. Nesse caso, provavelmente não corresponde ao que a empresa e a first party estão procurando.

Gravity Rush
Fonte: Sony

A desenvolvedora responsável por games como Gravity Rush e The Last Guardian foi encerrada em 2021.

O que você achou dessa declaração de Yoshida? Comente!