Notícias

Atores de games estão distantes de acordo com gigantes da indústria sobre IA

Aos seus membros, a organização discorda que resolução esteja próxima

por Jean Azevedo
Atores de games estão distantes de acordo com gigantes da indústria sobre IA

O sindicato SAG-AFTRA, que representa atores e dubladores de games, afirmou que continua “distante” de um acordo com grandes estúdios e editoras sobre proteções contra o uso de IA. A negociação envolve empresas como Activision, EA, Insomniac Games, Take-Two e WB Games, com impasses em pontos fundamentais para os profissionais da indústria.

Segundo comunicado publicado pelo sindicato, o grupo tenta incluir “brechas alarmantes” nas propostas discutidas. Em resposta, SAG-AFTRA alertou seus membros: “Eles querem que acreditem que estamos perto de um acordo. Isso não é verdade. Também esperam que nos voltemos uns contra os outros.”

1

A greve de dubladores e atores de captura de movimento começou em julho de 2024 e já impactou vários projetos. Sabemos em qual jogo você pensou, mas relaxe. GTA 6 não faz parte da lista de jogos afetados. Enquanto isso, mais de 160 produções já assinaram acordos independentes ou provisórios com o sindicato.

SAG-AFTRA segue tentando proteger os atores e dubladores do ramo

A questão da inteligência artificial continua sendo o maior ponto de discordância. SAG-AFTRA divulgou um comparativo detalhado das propostas, reforçando que a proteção dos profissionais contra a substituição por IA é um aspecto essencial que não pode ser comprometido na negociação.

Sem um acordo à vista, o sindicato mantém sua posição firme e busca garantir que as futuras condições de trabalho sejam justas. Enquanto isso, as publishers parecem relutantes em abrir mão de certos avanços tecnológicos, tornando o desfecho da disputa ainda imprevisível.

Em um dos casos mais recentes envolvendo vozes nos games e IA, a Guerrilla, da PlayStation, teve de vir a público falar sobre um projeto envolvendo a voz da atriz de Aloy. Saiba mais aqui!