Notícias

Roteirista de Ratchet & Clank: Rift Apart diz que seu trabalho foi “apagado”

Sam Maggs trabalhou por um ano no jogo e contou ter sido a responsável por batizar Rivet, a nova Lombax da franquia

por Jean Azevedo
Roteirista de Ratchet & Clank: Rift Apart diz que seu trabalho foi “apagado”

Ratchet & Clank: Em Uma Outra Dimensão estreou a Lombax chamada Rivet, mas sua chegada foi motivo de polêmica. De acordo com Sam Maggs, chefe de narrativa do título, ela foi a principal responsável pela elaboração da personagem e acabou tendo seu trabalho “apagado”.

A escritora deixou a Insomniac Games após um determinado período, mas participou do desenvolvimento do jogo por mais de um ano. Após ler uma entrevista sobre como o “batizado” da nova Lombax ocorreu, ela foi às redes sociais expressar sua indignação.

Em um artigo recente da IGN, Mark Stuart, do estúdio da Sony, falou sobre Ratchet & Clank: Em Uma Outra Dimensão e, aparentemente, tentou esconder a presença da roteirista nas respostas. Segundo ele, Rivet se chamaria Ratchet ou Rachette, porém, a decisão final foi de Maggs.

Em um desabafo no Twitter, ela disse o seguinte:

Parece que a conversa de Mark na GDC faz parecer que um monte dessas coisas surgiram do nada? Eu era uma das quatro pessoas na sala durante a maior parte do desenvolvimento de Rivet. Fui eu quem disse “Não podemos chamá-la de RACHETTE”. Eu que sugeri Gadget e Rivet. É uma pena ter meu trabalho apagado.

Isso aborda questões mais amplas de devs sendo totalmente apagados da narrativa de seu próprio trabalho quando saem de um estúdio. Eu nem sou creditada como escritora deste jogo, apesar de dedicar um ano e meio da minha vida a ele e criar a personalidade de Rivet do zero.

Nos demais tweets, a roteirista de Ratchet & Clank: Em Uma Outra Dimensão demonstrou bastante insatisfação com a situação e acusou Stuart de ser misógino — pessoas com ódio/aversão às mulheres.  

Ratchet & Clank: Em Uma Outra Dimensão recebe quatro prêmios no DICE Awards

Ratchet & Clank: Em Uma Outra Dimensão foi indicado ao troféu de GOTY 2021, mas não parou por aí. O título da Insomniac Games conquistou quatro taças no DICE Awards. Confira!