Notícias

Roblox utiliza inteligência artificial para traduzir mensagens do chat

Ferramenta de IA na plataforma de jogos tem suporte para 16 idiomas

por André Custodio
Roblox utiliza inteligência artificial para traduzir mensagens do chat

O recurso de mensagens por chat de Roblox é impulsionado por ferramentas de inteligência artificial. Com suporte para 16 idiomas (incluindo português), a tecnologia consiste em um modelo de tradução unificado que agiliza a comunicação entre os jogadores.

Em postagem no blog, a empresa deu mais detalhes sobre o uso da ferramenta. Segundo ela, a tradução automática já existente para conteúdos estáticos foi estendida para interações em tempo real, considerando o contexto do ecossistema (expressões e abreviações) e uma interface acessível.

A versão atualizada da arquitetura utiliza IA para traduzir conversas com uma latência de aproximadamente 100 milissegundos. Além disso, ela garante um melhor aproveitamento dos recursos, bem como uma maior eficiência e assertividade sem sacrificar a qualidade do texto.

“Sabemos que o envolvimento aumenta quando os utilizadores falam ou interagem com outras pessoas no seu próprio idioma”, disse Dan Sturman, CTO da Roblox Corporation. “Pegamos nesse conceito e removemos a barreira do idioma com a tradução automática.”

Tradução em Roblox resulta de vários recursos de ponta

Para consolidar o novo sistema de tradução, a Roblox Corporation reuniu semelhanças linguísticas entre os 16 idiomas, a fim de melhorar a consistência. A funcionalidade também aproveitou os avanços em Linguagem com Memória Longa (LLM) para garantir a detecção correta da língua utilizada.

Com isso, mesmo casos de menor precisão podem ser elaborados pela ferramenta, devido ao desenvolvimento de métricas personalizadas para avaliar a qualidade da tradução. Elas incluem fluência, referências e modelo de aprendizado de máquina para prever e pontuar os tipos de erros.

roblox
Fonte: Roblox Corporation

O que você acha dessa inovação na plataforma Roblox? Comente!