Review bombing vai acabar? Órgão regulador dos EUA toma decisão sobre a prática
Órgão regulador dos EUA determina uma série de regras que prometem combater práticas prejudiciais na indústria
A Comissão Federal de Comércio dos Estados Unidos (FTC) anunciou um conjunto de novas regras que podem acabar com o review bombing. Com o objetivo de proteger consumidores de análises falsas, o órgão busca garantir que as decisões dos usuários sejam baseadas em feedbacks autênticos e confiáveis.
A instituição destacou que as mudanças visam eliminar “avaliações online falsas”, introduzindo seis diretrizes. Embora a maioria delas aborde casos tradicionais de manipulação, a primeira é particularmente relevante para a indústria e mira diretamente no bombardeio.
Nesse caso em específico, o órgão regulador proíbe avaliações geradas por indivíduos inexistentes ou por aqueles que não tiveram experiência real com o produto. Convocar a comunidade para um review bombing também se enquadra na primeira diretriz.
Além disso, a FTC proibiu a compra de avaliações positivas ou negativas, seja por meio de incentivos financeiros ou de outras recompensas em troca de avaliações favoráveis. Essa regra visa impedir condutas antiéticas de desenvolvedores mal intencionados.
Transparência nas avaliações evitaria o review bombing
Outro ponto crucial é a transparência nas avaliações internas. Análises de funcionários ou seus familiares devem ser claramente identificadas, evitando assim conflitos de interesse.
Enquanto isso, conglomerados que possuem empresas de mídia e de desenvolvimento de jogos também estão diante de tais condições, com a FTC exigindo que sites de avaliação controlados por essas empresas não aleguem independência sem a devida divulgação.
A supressão de revisões por meio de intimidação, incluindo ameaças legais ou físicas, também foi proibida. Por fim, o uso indevido de indicadores falsos de mídia social, como a compra de seguidores e engajamento, será combatido.
O que você acha do review bombing? Pensa que já passou da hora dele acabar? Comente!