Notícias

Remedy adquire todos os direitos sobre a franquia Control da 505 Games

Valores da transação chegam a US$ 17 milhões, segundo comunicado

por Andrei Longen
Remedy adquire todos os direitos sobre a franquia Control da 505 Games

A Remedy Entertainment anunciou mudanças na sua relação empresarial com a publisher 505 Games. A empresa adquiriu todos os direitos sobre a franquia Control, o que também inclui o projeto de codinome Condor e Control 2. A informação foi divulgada em um comunicado oficial.

Com a transação, a produtora passa a ter todo o controle criativo sobre a IP. Isso também inclui todo o planejamento de distribuição, estratégias de marketing e decisões de produtos e negócios a tudo o que envolve o futuro da série.

Segue, abaixo, um resumo do que foi acordado, segundo o comunicado.

  • Rescisão de acordos — A 505 Games continuará como publisher de Control até 31 de dezembro de 2024. Após isso, a Remedy recupera todos os direitos de publicação e distribuição da franquia Control e também do projeto de codinome Condor.
  • Revisão de direitos — Para Control 2 e o projeto Condor, todos os direitos de publicação, distribuição, marketing e outros direitos licenciados da 505 Games são revertidos para a Remedy com efeito imediato.
  • Valores do acordo — o valor máximo da transição é de US$ 17 milhões, que corresponde a tudo o que a 505 Games investiu, até o momento, em Control 2 e Condor.

Remedy quer melhores oportunidades para Control no futuro

Boa parte da motivação desta mudança entre as duas empresas se deve ao fato de que a Remedy quer melhores oportunidades de negócios para Control, uma das suas principais franquias. Alan Wake é outra série de posse da empresa.

Esta transação nos permitirá negociar melhores acordos para os jogos de Control atuais e futuros. Podemos, agora, ponderar opções de auto publicação ou conseguir um novo parceiro para Control 2 e Condor. […] Estamos numa posição de negociação melhor do que antes, já que Control é uma marca estabelecida e Alan Wake 2 tem sido um sucesso. […] Avaliaremos e negociaremos com potenciais futuros parceiros nos próximos meses.

Disponível para PS4 e PS5, além de outras plataformas, Control vendeu mais de 4 milhões de unidades. O game gerou mais de 100 milhões de euros em receita para a Remedy e 505 Games.

+ ✅Clique aqui para seguir o novo canal de Ofertas do MeuPlayStation

Para quem está ansioso por Control 2 e curioso para o projeto Condor, o CEO da Remedy, Tero Virtalla, garante que os dois games estão caminhando muito bem na produção.

Condor e Control 2 progrediram bem nos últimos meses e esperamos que esses projetos atinjam seus próximos estágios de desenvolvimento durante o primeiro semestre de 2024. O desenvolvimento de ambos continuará normalmente, enquanto decidimos sobre o melhor modelo de publicação, distribuição e financiamento para eles.

Agora, é só aguardar sobre atualizações do desenvolvimento dos dois jogos.