Coletânea remasterizada de Dragon Age não deve acontecer, mas “nunca diga nunca”
Fazer uma remasterização da trilogia é difícil por conta dos motores gráficos usados nas versões originais, diz BioWare
Em um passado recente, a BioWare reviveu as memórias de muitos fãs com Mass Effect Legendary Edition, que incluía os três primeiros títulos da franquia espacial. Pois bem, Dragon Age poderia ganhar o mesmo tratamento com seus clássicos? Provavelmente, não.
Com o lançamento de The Veilguard, um pacotão com Dragon Age: Origins, Dragon Age 2 e Dragon Age Inquisition já foi pedido por uma parcela da comunidade. Entretanto, existe uma grande barreira para tornar a coletânea realidade: os três jogos utilizam engines diferentes.
Em entrevista à Rolling Stone, John Epler, diretor criativo de The Veilguard, demonstrou desejo em lançar a trilogia em um só bundle. Ele “amaria” ver a remasterização, porém, “seria muito desafiador, porque [os jogos] foram criados originalmente usando os motores gráficos proprietários da EA”.
Origins e sua expansão Awakening usavam a Eclipse Engine. Dragon Age 2 foi produzido em uma versão atualizada da Lycium Engine. Por fim, Inquisition ficou com a Frostbite. A trilogia original de Mass Effect, por sua vez, foi totalmente construída na Unreal Engine.
Inquisition, é claro, é bastante acessível, afinal, foi lançado para PS4 — e usuários de PS5 conseguem jogá-lo via retrocompatibilidade. Por outro lado, Origins e o segundo game estão presos no PS3.
Apesar dos pesares, Epler não descarta totalmente a coletânea remasterizada: “Acho que sou uma das 20 pessoas restantes na BioWare que usaram a Eclipse Engine. Isto é algo que não será fácil como foi com Mass Effect, mas amamos os jogos originais. Nunca diga nunca”.
Dragon Age: The Veilguard quebra recordes da BioWare na Steam
Dragon Age: The Veilguard marca o retorno da franquia da EA e BioWare. O game alcançou o topo dos mais vendidos no Steam. Segundo o SteamDB, o jogo, lançado na última quinta-feira (31), atingiu 70.414 jogadores simultâneos nas primeiras 24 horas, batendo recordes da própria desenvolvedora. Leia!