Notícias

R.I.P: produção do PS Vita será encerrada no Japão

O início do fim definitivo está próximo.

por Raphael Batista
R.I.P: produção do PS Vita será encerrada no Japão

A Sony do Japão anunciou que a produção do PlayStation Vita na região será encerrada “em breve”. Os modelos restantes, que são PCH-2000ZA11 (PS Vita Black) e o PCH 2000 ZA23 (PS Vita Aqua Blue), estão com os dias contatos.

Apesar de não divulgar uma data específica da descontinuação, é provável que o console portátil siga os mesmos rumos do PlayStation 3, quando teve sua produção terminada em maio de 2017. Teremos que esperar pelos novas informações.

Ano passado, a Sony havia confirmado que o PS Vita seria encerrado durante 2019. Não foi algo surpreendente, já que a empresa não investia em grandes títulos para o console há um bom tempo.

Lançado em 2011, o PS Vita surgiu como sucessor do PSP e prometia muito. No entanto, a adoção inicial não foi tão grande e, principalmente, após a Sony lançar o PlayStation 4 (esse sim, um baita sucesso), parece que o portátil ficou esquecido. Atualmente, por exemplo, recebe, no máximo, alguns jogos de estúdios menores. Nada parecido com Uncharted: Golden Abyss, seu grande título de lançamento.

No Brasil, o Vita chegou em março de 2012 e também “não emplacou”. Atualmente, quem tem o console usa mais para o Remote Play, com títulos do PS4, do que jogando títulos para ele mesmo. É uma pena que ele tenha chegado ao fim da linha, mas é algo que todos já esperavam e sabiam que iria ocorrer há um tempo.