Quem tem PS5 e Xbox joga “apenas” 10 horas por semana, diz estudo
O número de horas investidas cai um pouco quando o assunto é o PC
Um estudo da Midia Research revela que jogadores de PS5, Xbox e de outros consoles, passam, em média, 10 horas por semana jogando, enquanto no PC esse número cai para 9,7 horas. Além disso, 36% dos jogadores de console jogam menos de 5 horas semanais, número que chega a 40% entre jogadores de PC.
A pesquisa indica que os jogos competem com outras formas de entretenimento, como TikTok, YouTube e Netflix. O tempo reduzido para jogar impacta a indústria, que investe em produções longas e caras, enquanto muitos jogadores não conseguem dedicar tantas horas ou sequer finalizar as narrativas.
LEIA TAMBÉM:
- Loucura! Sucker Punch revela que início com a Sony foi difícil
- Novo Silent Hill? Bloober e Konami estão juntas outra vez
- Ghost of Yotei, ainda sem data para PS5, promete superar Tsushima em imersão e atenção aos detalhes
Até os serviços oferecidos no PS5 e no Xbox podem “sofrer” com isso
O estudo também aponta que esse cenário pode influenciar serviços como Game Pass e PlayStation Plus. A dificuldade em investir centenas de horas em um único jogo pode limitar o crescimento desses serviços, especialmente entre jogadores que preferem experiências mais curtas e diversificadas.

Diante desse comportamento, o relatório sugere que a indústria pode se beneficiar ao desenvolver jogos de menor duração. Produções mais rápidas e acessíveis poderiam atender melhor a esse público, oferecendo experiências satisfatórias sem exigir um compromisso extenso de tempo.
Seria um parâmetro para repensar a duração atual dos jogos AAA? Como tem sido seu tempo de jogo no PS5? Comente!