Na Rússia, o console é quem cria você! Putin quer criar videogame próprio
Presidente local estaria planejando investir nos mercados de consoles de mesa e mobile
A Rússia estaria planejando competir na indústria de jogos. Um relatório indica que o presidente Vladimir Putin incentivou a criação de um videogame russo e teria interesse em investir no cenário mobile.
De acordo com o aparelho de mídia estatal (via VGC), uma reunião com lideranças instruiu o governo a “pesar os requisitos para organizar a produção de consoles de jogos fixos e portáteis na Rússia”. Essa medida deveria ser executada até 15 de junho deste ano.
Videogame russo reinicializaria o mercado local
Além do investimento em um videogame russo e em dispositivos móveis, um sistema operacional nativo e uma ferramenta de oferta de jogos em nuvem foram discutidas pelo Gabinete de Ministros. Esses processos visariam desenvolver a indústria local, segundo porta-voz.
Esse incentivo também seria uma forma de reiniciar o mercado da Rússia, visto que ele sofreu uma forte retaliação de estúdios e publishers após a eclosão do conflito com a Ucrânia. Nomes como Sony, Microsoft, Nintendo, EA e Activision, que operavam no país, anunciaram saídas e sanções em 2022.
Uma reportagem publicada pelo jornal Kommersant relata que os planos foram praticamente confirmados por Putin. Porém, o líder não teria interesse em competir com PlayStation e Xbox no curto prazo, pois seria possível ao menos “dez anos” para o suposto videogame russo deslanchar.
O que você achou dessa notícia? Acredita que o país tem força para entrar em uma indústria tão poderosa? Comente!