Notícias

PSSR do PS5 Pro está no mesmo nível do NVIDIA DLSS e Intel XeSS, diz desenvolvedor

Desenvolvedor da Gaijin Entertainment é só elogios à nova tecnologia da PlayStation

por Vinícius Paráboa
PSSR do PS5 Pro está no mesmo nível do NVIDIA DLSS e Intel XeSS, diz desenvolvedor

O PS5 Pro pode até ser bastante caro, mas tecnicamente ele faz maravilhas. Uma das tecnologias que faz os entusiastas a olharem para o console com mais carinho é o PlayStation Spectral Super Resolution (PSSR), recurso que reconstrói a imagem para atingir maiores taxas de quadro por segundo. No PC, o DLSS (NVIDIA), o Intel XeSS e o FSR (AMD) são os seus rivais.

Não sabemos ainda se o PSSR supera essas tecnologias, mas, pelo menos para um desenvolvedor da Gaijin Entertainment (estúdio de War Thunder e Enlisted), ele está no mesmo nível do DLSS e XeSS.

“Estamos usando-o em Enlisted. Durante a produção e os testes, descobrimos que o PSSR está no mesmo nível do DLSS e XeSS”, afirmou Gergo Horvath, programador da Gaijin, em entrevista ao Wccftech.

“Na minha opinião, o PSSR produz menos blur, ghosting e flicker indesejado em comparação com o FSR da AMD. Essas tecnologias estão melhorando constantemente, então acho impressionante que a primeira versão do PSSR já está nivelada com soluções mais tradicionais”, disse ele.

Horvath também explicou como a Gaijin vem usando o PSSR para atingir maiores taxas de FPS em resoluções 4K. War Thunder e Enlisted rodarão a 4K/120 FPS no PS5 Pro.

Para o lançamento de Enlisted no PS5 Pro, mudamos de uma resolução fixa para uma resolução dinâmica junto de técnicas de upscaling para as versões base e Pro do console. Assim, temos certeza que a taxa de quadros ficará estável o tempo todo, enquanto a renderização interna é ajustada automaticamente. Isto tornou 4K e 120 FPS possível para jogadores do PS5 Pro.

O PSSR, é claro, faz um grande trabalho. Para o lançamento de War Thunder no PS5 Pro, vamos oferecer a oportunidade de jogar o game a 4K e 120 FPS desde o primeiro dia. Mais atualizações visuais chegarão no próximo update em uma semana, e ainda há mais em desenvolvimento.

O PS5 Pro já melhorou diversos títulos. No Man’s Sky roda a 8K no console, enquanto Final Fantasy VII Rebirth recebeu um modo “Versatilidade” e Until Dawn Remake teve novos modos gráficos.

Hello Games fala sobre como foi trazer No Man’s Sky para o PS5 Pro: “trabalho difícil”

A Hello Games revelou que adaptar No Man’s Sky para o PS5 Pro foi um desafio. O jogo exigiu meses de trabalho da equipe, segundo o programador de motor gráfico, Martin Griffiths, em uma declaração nas redes sociais. Leia aqui!