Rumor indica que PS6 terá próxima arquitetura da AMD
Conhecido leaker de hardware zhangzhonghao sugere que o PS6 usará a próxima geração da arquitetura de GPU UDNA da AMD
Um novo rumor de um fórum chinês, compartilhado pelo conhecido leaker de hardware zhangzhonghao, sugere que o PS6 usará a próxima geração da arquitetura de GPU UDNA da AMD. Essa é a mesma tecnologia que a fabricante de placas de vídeo planeja empregar na série Radeon 9000 a partir de 2026. Além disso, o insider indica que o console contará com um processador das linhas Zen4 ou Zen5, embora a escolha final ainda não tenha sido decidida.
Especulações sobre o uso da AMD no PS6 não são novidade. Em setembro, já circulavam informações de que a Sony continuaria com a empresa em vez de mudar para a Intel, mantendo recursos importantes para o aparelho, como principalmente, claro, a retrocompatibilidade. Além disso, o também bastante especulado hardware portátil da PlayStation deve usar outro a utilizar a tecnologia da AMD.
É importante destacar, contudo, que essas informações não foram confirmadas pela Sony, que ainda está longe de revelar detalhes oficiais sobre seu próximo console. O Insider Gaming, que costuma ser uma fonte bem confiável, também foi atrás dessas informações, porém não conseguiu verificar a veracidade do rumor de forma independente. Então já sabe, né? É recomendável encarar essas informações com cautela.
Quanto ao lançamento do PS6, documentos recentes, segundo o mesmo Insider Gaming, apontam que a Sony estaria tendo discussões internas sobre uma possível estreia em 2028. Também há indícios de que a companhia japonesa está fazendo, simultaneamente, desenvolvendo dois SoCs (sistemas em um chip) diferentes para o próximo console.
PS6 teria sido apresentado “nos bastidores” na TGS 2024
Segundo informações do insider Anton Logvinov, o PS6 já teria sido apresentado a portas fechadas para parceiros selecionados da Sony durante a Tokyo Game Show 2024. O suposto console da próxima geração, ou ao menos um protótipo dele, circulou nos bastidores do evento japonês. Saiba mais aqui.