Notícias

PS5 pode ter problemas com ray tracing em jogos de mundo aberto, diz ex-dev da Sony

Segundo desenvolvedor, em situações que possam envolver ray tracing e mundo aberto, o PS5 estaria em desvantagem

por Raphael Batista
PS5 pode ter problemas com ray tracing em jogos de mundo aberto, diz ex-dev da Sony

Há quem desconfie do potencial prometido pelo PS5. E esse é o caso de Chris Grannel, um ex-designer da Sony que trabalhou na companhia entre os anos de 1996 e 2010. Ele participou de projetos como WipEout HD: Fury e Killzone 2, então possui uma boa bagagem para opinar. De acordo Grannel, o novo console da empresa terá problemas em lidar com jogos grandes de mundo aberto por causa da velocidade de processamento do ray-tracing.

Em uma participação ao podcast Dealer – Gaming, o ex-funcionário fez comparações entre o PlayStation e o Xbox Series X, pontuando que a maior diferença está na quantidade de “unidades computacionais gerenciados pelo ray-tracing em tempo real”.  Segundo ele, que alega já ter tido contato com o dev kit do PS5, processamento em tempo real pode ser um problema:

O PlayStation 5 não será capaz de lidar com ray-tracing em tempo real. Apenas o Xbox Series X conseguirá lidar com isso. É uma afirmação um pouco controversa, mas Cerny [o arquiteto responsável pelo hardware da Sony] não falou sobre isso, um detalhe relacionado às unidades computacionais do hardware. […] Por isso que o PS5 terá problemas em lidar com grandes jogos third-party de mundo aberto.

E as comparações entre os videogames não devem acabar, pelo contrário (aproveite para ver as especificações de ambos clicando aqui) devem aumentar muito com a proximidade de lançamento.