Suposto PS5 Pro pode utilizar processador com versão otimizada de 4nm
Informações foram divulgadas por informante confiável dos chips AMD
O PS5 Pro, supostamente agendado para chegar ao mercado em 2024, pode sofrer mudanças em seus componentes. Segundo rumores, a AMD pretende implantar um processador com versão aprimorada do modelo de 4nm.
Caso os boatos se concretizem, o console será equipado com litografia N4P em vez do chip de 3nm. Apesar dessa mudança, o videogame não sofreria impactos significativos em seu desempenho, já que o ajuste seria apenas referente ao custo de wafers — placas de semicondutores.
As informações sobre o PS5 Pro foram divulgadas pelo usuário “Kepler”, um renomado informante da AMD. Os dados vieram em resposta a um internauta, que questionou sobre o possível uso de processadores de N3E (3nm).
N4P most likely. There isn't much difference in power/perf anyway, N3E is mostly about logic density (which is offset by the increased wafer cost).
— Kepler (@Kepler_L2) August 2, 2023
Primeiro tweet — Realmente? Sinceramente, seria uma pena, eu esperava 3nm para um dispositivo do final de 2024. Então N4E, talvez? Ou um chipset APU usando vários processos? Espero que não faça muita diferença, e realmente alcançemos 60 UCs no total.
Segundo tweet — N4P provavelmente. De qualquer forma, não há muita diferença em potência/desempenho, pois N3E é principalmente sobre densidade lógica (que é compensada pelo aumento do custo do wafer).
Até o momento, o novo modelo do PlayStation 5 não foi anunciado pela Sony. Dessa forma, essas informações devem ser tratadas como rumores.
Dev Kit do PS5 Pro pode chegar aos estúdios da Sony em breve
No início de maio, fontes do Insider Gaming revelaram que os Dev Kits do PS5 Pro chegariam nos próximos meses aos estúdios da Sony. Segundo Tom Henderson, o modelo realmente “se encontra em desenvolvimento”. Clique aqui para saber mais.