PS5 Pro: hands-on destaca fluidez e gráficos, mas alerta: “não é para todo mundo”
CNET teve acesso exclusivo ao PS5 Pro e preparou primeiras impressões sobre o novo console
O PS5 Pro mal foi anunciado, e já temos o primeiro hands-on do mais novo e potente console da Sony. O site CNET teve acesso exclusivo a uma demonstração do aparelho, na sede da empresa em San Mateo, nos Estados Unidos, e produziu um artigo bem completinho com as primeiras impressões do poderoso videogame.
Scott Stein foi o responsável pela avaliação, e testou tudo usando uma TV de 80 polegadas com suporte à resolução 8K, o que certamente ajudou bastante na experiência – que, segundo ele, foi incrível. Os principais pontos positivos, é claro, foram a fluidez e os gráficos, confirmando a promessa de Mark Cerny de unir performance e fidelidade.
No entanto, ele alerta: o PS5 Pro não é para todo mundo.
Um dos motivos é justamente o fato de que nem todo mundo tem uma TV que será capaz de exibir todas as melhorias que ele é capaz de proporcionar. Outro, claro, é o fato de que o preço está bem salgado – US$ 699 é um valor bem acima do que vimos no PS5 Slim e no modelo original do console.
Stein teve a oportunidade de conversar com Mark Cerny, que destacou alguns pontos interessantes, como por exemplo: os cerca de 50 jogos planejados para receber atualizações no PS5 Pro no lançamento do hardware em 7 de novembro vão se concentrar em melhorias de 4K e 60fps, mas também terão uma série de outros aprimoramentos gráficos.
Pode-se esperar novos efeitos de iluminação volumétrica, gráficos mais ricos, mais personagens de fundo na tela e modos que podem alcançar até 120fps ou 8K de jogo. Stein revelou que testou Gran Turismo 7 em modo 8K e em 4K com efeitos adicionais de ray racing, e o resultado foi o mais impressionante de todos.
Ótimas TVs são importantes para o PS5 Pro
Segundo ele, TVs com taxas de atualização variáveis, que podem variar de 40 a 120 fps, funcionarão com o PS5 Pro, pois os jogos receberão melhorias na taxa de quadros automaticamente, sem a necessidade de um patch de atualização. No entanto, modos dedicados a 120 fps também estarão disponíveis. Contudo, pouca gente tem acesso a essas tecnologias.
“Cerny afirmou que mais de 25% dos proprietários de PS5 possuem TVs compatíveis com 120 fps, enquanto cerca de 1 em cada 10 jogadores de PS5 têm TVs com taxa de atualização variável. Jogar em 8K é um recurso interessante, mas está disponível para um número ainda menor de jogadores de PS5, já que as TVs 8K são bastante raras”, explicou o jornalista.
Em resumo, Stein destacou ainda que, nas conversas com Cerny e Hideaki Nishino, executivo da Sony que também estava no teste exclusivo do PS5 Pro, entendeu que a companhia sabe que seu upgrade não é dos mais acessíveis para o público em geral. Contudo, pode ser uma ótima alternativa para quem ainda não tem um console e não quer gastar muito em um PC gamer.