PS5 Pro pode ter desempenho 60% superior ao original e chegar em 2024
Insiders compartilharam diversas informações sobre o console nas últimas horas
Ansioso por informações do suposto PS5 Pro mencionado por Tom Henderson? Então, aqui vai uma atualização. Diversos insiders disseram ter escutado nos bastidores que o console aprimorado da atual geração contará com um desempenho até 60% superior ao original e estrear em 2024.
Tom Henderson, do Insider Gaming, explicou que internamente o projeto é tratado como Trinity. Esse nome se dá a um conjunto de três tecnologias: o rápido poder do SSD, uma maior aceleração no processamento do ray tracing e o upscaling de resolução.
Corroborando com Henderson, outro insider conhecido como Kepler 12 ressalta que as melhorias no processador alcançariam um pico de 4.4 GHz mantendo a arquitetura Zen 2. Junto disso, Henderson e Kepler acreditam em um hardware com 16 GB de GDDR6, memória de 256-bit e largura de banda de 576 GB/s.
Deixando os rumores do PS5 Pro ainda mais quentes, Jeff Grubb, outro jornalista e insider renomado na indústria, confirma um poder de processamento até 60% superior em comparação ao hardware original e complementa: o lançamento pode ocorrer em novembro de 2024.
PS5 Pro terá tecnologia própria para entregar gráficos aprimorados
Para deixar o console ainda mais poderoso, a Sony estaria trabalhando em uma tecnologia própria para implementar ray tracing aprimorado e melhor processamento de imagem.
Esse recurso chamado de DLSS é exclusivo de cartões gráficos como o da NVIDIA. DLSS é a sigla em inglês para Deep Learning Super Sampling e como explicado no canal da NVIDIA, a função melhora a qualidade dos pixels na tela através do upscaling.
O upscaling permite que uma imagem seja apresentada em 4K, mas processada em uma resolução inferior, por exemplo. Isso é feito sem deixar os gráficos serrilhados e em alta qualidade, e o mecanismo é treinado para não fazer o desempenho ficar abaixo do esperado.
Segundo Jeff Grubb, esse será um dos principais diferenciais do modelo Pro: um DLSS próprio, de autoria da Sony. Confira:
A grande novidade aqui, a grande funcionalidade que este sistema irá suportar, é a solução proprietária da Sony semelhante ao DLSS, onde eles utilizam seu próprio aprendizado de máquina para melhorar imagens, permitindo que executem coisas em uma resolução e taxa de quadros muito altas, e incluiriam seu próprio hardware no PS5 Pro para fazer isso. Aí é onde entra a aceleração de ray tracing duplicando no hardware, mas eles seriam capazes de fazer ainda mais do que apenas melhorar o ray tracing em hardware. Então sim, parece que isso provavelmente está acontecendo.
Animado para o PS5 Pro?