Notícias

PS5: crise nos semicondutores está em momento crítico, segundo analistas

Crise tecnológica mundial pode dificultar ainda mais o acesso dos consumidores aos consoles de última geração

por Jean Azevedo
PS5: crise nos semicondutores está em momento crítico, segundo analistas

A falta de semicondutores chegou a um momento crítico para a indústria. A tecnologia não é usada somente na produção do PS5 e pode dificultar as coisas para muitos setores no mundo todo. A demanda pelos chips não para de crescer.

Em artigo publicado no The Guardian, Neil Campling, um analista tecnológico da Mirabaud, ressaltou a importância dos chips e disse que a crise chegou em uma situação muito delicada.

Esses chips são tudo. Tem uma tempestade e tanto entre o fornecimento falho e os fatores para a alta demanda que estão acontecendo. Basicamente, a necessidade dos condutores chegou a um nível que não é possível manter, o mundo todo está em crise e a situação fica cada vez pior.

O PS5 não será o único produto que pode ter um acréscimo no preço e apresentar uma escassez maior no mercado. Segundo Campling, a fabricação de carros, celulares e demais componentes cresce cada dia mais, principalmente durante a pandemia, onde algumas empresas adotaram o home office.

Não há sinais de que o fornecimento se estabeleça, ou que a demanda apresente uma queda, mas os preços estão subindo e afetando uma cadeia de produção inteira. Isso tudo vai acabar atingindo a população. Os carros podem ficar mais caros, smartphones também podem ter um acréscimo. O iPhone desse ano dificilmente será mais barato que o do ano passado.

Como tudo isso afetará a cadeia de produção do PS5 ainda é um mistério. Entretanto, as coisas podem melhorar em breve, visto que algumas autoridades já se comprometeram com a causa.

Joe Biden busca soluções para crise que afeta produção do PS5

Segundo a Reuters, Joe Biden, presidente dos EUA, e sua comitiva estão em busca de soluções para a escassez de semicondutores no mercado. Além do console mais atual da Sony, o foco é reestabelecer a produção tecnológica também nas áreas de transporte, energia, alimentação, saúde e defesa pública. Entenda mais aqui.