Notícias

PS4 deve se tornar o terceiro console mais vendido da história

Estudo da Learn Bonds mostra que PS2 segue líder absoluto e PlayStation tem três representantes no Top 5

por Thiago Barros
PS4 deve se tornar o terceiro console mais vendido da história

Um novo levantamento da Learn Bonds aponta que mais de 1,5 bilhão de videogames já foram vendidos no mundo – até março de 2020. E, para a surpresa de absolutamente ninguém, o PlayStation 2 segue imbatível como o console mais popular de todos os tempos. Porém, uma mudança no “pódio” deve acontecer em breve: o PS4, atualmente quarto da lista, deve ficar com “o bronze” em breve.

Recentemente, a Sony divulgou que o PlayStation 4 superou as 110,4 milhões de unidades, ou seja, a estatística do estudo abaixo já está até desatualizada (nessa conta, não havia nem chegado a 110 milhões). E quem ocupa a posição à frente do Play 4 é o Game Boy, que já não é mais vendido pela Nintendo, com 118, 6 milhões.

PS4 LearnBonds

Ou seja, se forem comercializadas mais 9 milhões de unidades do PS4, ele ultrapassará o portátil no ranking. Porém, deve ficar por aí. Chegar aos quase 155 milhões do Nintendo DS, segundo colocado, ou aos quase 158 milhões do líder PS2, não parece muito provável – afinal, o PS5 vai ser lançado no final desse ano.

Ainda assim, é louvável o desempenho do PlayStation 4 nesses seus quase sete anos de vida, não é mesmo? E também é importante se notar o quanto Sony e Nintendo são dominantes na história. Do Top 5 consoles mais vendidos, três são PlayStation (PS1, PS2 e PS4) e completam a lista o DS e o Game Boy.

Se abrirmos para um Top 10, temos Wii e GBA, em sexto e nono, e PS3 e PSP, em sétimo e décimo. O oitavo lugar é do Xbox 360. Tido como grande rival do PS4 no começo da geração, o Xbox One está apenas em 15º, com apenas 47 milhões de unidades vendidas – nem metade do que o console da Sony conseguiu.

PS4 ano a ano

Como demonstra o site Statista, o crescimento das vendas do PS4, por motivos óbvios, deu uma desacelerada. Ainda assim, os números são excelentes para um produto que já tem quase sete anos no mercado.

Segundo o relatório da própria Sony, até o fim de março de 2020, a empresa registrou 110,4 milhões de unidades comercializadas. Houve um bom aumento em relação ao último relatório, revelado na CES 2020. Na época, eram 106 milhões.