Notícias

Project Leonardo: Sony anuncia controle acessível para o PS5

Controle é altamente customizável para que todos possam desfrutar dos jogos

por Jean Azevedo
Project Leonardo: Sony anuncia controle acessível para o PS5

O slogan da PlayStation é “Jogar não tem limites”, por isso, nada mais justo que permitir que muito mais pessoas possam desfrutar dos jogos da gigante japonesa, certo? Project Leonardo, o novo controle com foco em acessibilidade para o PS5, foi um dos grandes destaques da Sony durante a CES 2023.

Para criar esse dispositivo, a companhia conversou com diversas organizações com foco em ajudar o público com algum tipo de limitação, como a AbleGamers, SpecialEffect e a Stack Up.

Projetamos um controle altamente configurável que funciona em conjunto com muitos acessórios de acessibilidade de outras empresas (terceiros) e se integra ao console PS5 para abrir novas formas de jogo.

O Project Leonardo será bastante importante para eliminar situações nas quais as pessoas com deficiência apresentem dificuldade em segurar controles por longos períodos e posicionar botões de forma simultânea. Além disso, ajuda a pressionar os botões de maneira mais confortável em um acessório padrão.

Project Leonardo da Sony

Apesar de anunciado, o acessório ainda não tem data de lançamento, mas conforme dito no PS Blog, mais detalhes serão compartilhados em breve.

Mais detalhes do Project Leonardo

A customização do Project Leonardo e sua interatividade com outros acessórios são algumas das principais vantagens do controle. No PS5 será possível tirar proveito de mapeamento de botões e diversos perfis de controle — algo parecido com o DualSense Edge:

  • Mapeamento de botões: Os botões do controle podem ser programados para qualquer função suportada e até mapeados para a mesma função. Entretanto, os jogadores só conseguem mapear duas funções (como “R2” + “L2”) no mesmo botão;
  • Perfis de controle: Os jogadores podem salvar suas configurações pessoais programadas como perfis de controle e alternar facilmente entre eles, ao pressionar o botão de perfil — é possível salvar até três por vez.

Os jogadores também poderão usar dois controles Project Leonardo ao mesmo tempo juntos de um DualSense, adequando os acessórios para as necessidades particulares de cada um.

Por exemplo, os jogadores podem adicionar o DualSense junto de um controle do Project Leonardo ou usar dois controles iguais por conta própria. Um amigo ou membro da família também pode ajudar a controlar o personagem do jogo do jogador com um DualSense ou um segundo controle do Project Leonardo.

Para interagir com o dispositivo, quatro entradas auxiliares de 3,5 mm farão parte do acessório. Os demais gadgets poderão ser conectados ou removidos de forma dinâmica e haverá como configurá-los para funcionarem como botões individuais.