Notícias

Processo de criação do PS VR2 é detalhado pela Sony

Diretor de P&D da Sony detalha intenções da fabricante e processos internos para garantir ergonomia e inovações

por André Custodio
Processo de criação do PS VR2 é detalhado pela Sony

Desde o lançamento do PlayStation VR em 2016, a equipe da Sony não parou de sonhar com o futuro da realidade virtual. A pesquisa e desenvolvimento (P&D) para o PS VR2 começou já naquela época, com o objetivo de oferecer uma experiência imersiva e de última geração para os jogadores.

Segundo Yasuo Takahashi (via PS Blog), diretor de P&D da Sony, a jornada começou com uma revisão das descobertas obtidas com o PS VR original. O processo de criação de protótipos com diversas tecnologias iniciou em 2017, e desde então, a empresa trabalhou para incorporar recursos inovadores e oferecer o máximo de conforto ao usuário.

ps vr2
Fonte: Sony

Entre os principais desafios enfrentados durante o desenvolvimento do PS VR2 estava a implementação do rastreamento ocular. A Sony queria levar a experiência de RV a novos patamares, e a tecnologia tornou-se uma escolha óbvia para melhorar a interação e a imersão.

Para garantir que o recurso funcionasse corretamente, a equipe realizou extensivos testes e otimizações com diferentes usuários, considerando inclusive aqueles que usam óculos ou têm olhos de cores diferentes.

ps vr2
Fonte: Sony

Além disso, o feedback do headset foi outra característica exclusiva do PS VR2. Várias possibilidades para a implementação desse recurso foram exploradas, testando inclusive com o motor de vibração do DualShock 4, que foi adaptado para o headset.

As conversas com a PlayStation Studios também foram essenciais para ajustar a localização da câmera de rastreamento e garantir que o controle atendesse às necessidades dos desenvolvedores e dos usuários.

PS VR2 foi planejado para ser ergonômico

Um dos principais objetivos da Sony era tornar o headset o mais leve e confortável possível. Para isso, os engenheiros equilibraram a durabilidade e a redução de peso, utilizando materiais e formatos que permitissem um design mais compacto.

Quando se trata do controle Sense, houve desafios semelhantes na busca pelo equilíbrio entre funcionalidade e ergonomia. A integração dos gatilhos adaptáveis e da resposta tátil, além da detecção de toque de dedo, demandou um cuidadoso processo de desenvolvimento.

ps vr2
Fonte: Sony

Nessa etapa, protótipos foram criados e testados em colaboração com a PS Studios e usuários externos para garantir que o controle fosse confortável e adequado para sessões de jogo prolongadas.

ps vr2
Fonte: Sony

Após inúmeros experimentos, a equipe finalmente chegou ao design e formato ideais tanto para o headset quanto para o controle. O resultado é um sistema que oferece uma experiência em realidade virtual de alta qualidade, com gráficos e recursos que levam a um alto nível de imersão.

Confira abaixo um vídeo com a desmontagem dos controles do PS VR2:

O bundle do PS VR2 + Horizon Call of the Mountain está disponível na Amazon Brasil. Para saber mais sobre o periférico do PS5, basta clicar aqui.