Notícias

Por que a Naughty Dog foi vendida para a PlayStation? Co-fundador revela!

Custos de desenvolvimento dos projetos subiram e isso entrou em questão no estúdio

por Jean Azevedo
Por que a Naughty Dog foi vendida para a PlayStation? Co-fundador revela!

Andy Gavin, co-fundador da Naughty Dog, revelou que o aumento nos custos de desenvolvimento levou à venda do estúdio para a Sony. Em uma publicação no LinkedIn, ele explicou que os orçamentos crescentes pressionavam a equipe, tornando insustentável o autofinanciamento dos projetos na época.

A Naughty Dog, fundada em 1984 como JAM Software, enfrentava desafios financeiros significativos no início dos anos 2000. Entre 1999 e 2001, o orçamento de Jak and Daxter ultrapassou US$ 15 milhões, e, em 2004, Jak 3 chegou a custar até US$ 50 milhões.

“Naquela época, financiávamos tudo sozinhos, e isso era extremamente estressante”, afirmou Gavin. Ele destacou que a venda à Sony foi uma decisão estratégica para garantir o futuro do estúdio, permitindo continuar desenvolvendo jogos de alto orçamento.

Uncharted: Drake's Fortune

Co-fundador da Naughty Dog acredita que fizeram a escolha certa

Gavin também observou que os custos dos jogos AAA seguem aumentando. Hoje, grandes produções podem exigir investimentos de US$ 300 a 500 milhões, tornando a sustentabilidade ainda mais desafiadora para estúdios independentes.

Foi a escolha certa”, concluiu Gavin, destacando que outras desenvolvedoras também optaram por vendas para enfrentar os altos custos da indústria.

Jak and Daxter
Fonte: SIE

No final das contas, a PlayStation e a desenvolvedora traçaram um caminho de muitas conquistas. Diversas franquias obtiveram sucesso no mercado e eles mostram que não vão parar por aqui. A mais recente se chama Intergalactic: The Heretic Prophet. Saiba tudo aqui!