Pokémon é marca mais forte do entretenimento no Japão
Pesquisa da GEM identificou que Pokémon é marca com maior alcance; nenhum jogo de PlayStation apareceu na lista
Um estudo da firma GEM, especializada na análise do mercado do entretenimento no Japão, mostra que Pokémon foi a principal marca do ramo no Japão neste ano. O detalhe curioso é que nenhuma marca relacionada à PlayStation aparece na lista, que tem apenas Monster Strike (em nono), Dragon Quest (em décimo) e Genshin Impact (em décimo-primeiro) como outros games.
Confira o ranking:
- Pokémon (65,578 pontos)
- LINE: Disney Tsum Tsum (63,544 pontos)
- One Piece (43,184 pontos)
- Tigre e Dragão (36,891 pontos)
- Mrs. GREEN APPLE (33,218 pontos)
- YOASOBI (30,844 pontos)
- Mezamashi TV (28,285 pontos)
- Detetive Conan (28,125 pontos)
- Monster Strike (26,493 pontos)
- Dragon Quest (26,466 pontos)
- Genshin Impact (23,161 pontos)
- Houdou Station (22,038 pontos)
- Pro Baseball Spirits (21,042 pontos)
- Hikaru Utada (20,492 pontos)
- Kimetsu no Yaiba (Demon Slayer) (18,725 pontos)
- Purikyua Pretty Derby (18,314 pontos)
- 米津玄師 (Kenshi Yonezu) (18,314 pontos)
- ZIP! (18,314 pontos)
- 吸血鬼記録 (Vampire Chronicles) (17,941 pontos)
- 相棒 (Aibou) (17,594 pontos)
O ranking é baseado em “pontos de alcance”, um índice único que estima o número diário de pessoas expostas a conteúdos associados a uma determinada marca ou obra. Esse índice considera interações em diversas plataformas de mídia digital, como aplicativos, jogos, músicas, vídeos e mangás. A pesquisa foi realizada mensalmente, envolvendo uma amostra de 100.000 indivíduos com idades entre 15 e 69 anos residentes no Japão.
Os resultados revelaram que Pokémon alcançou o maior fator de alcance, com 65.578 pontos. Curiosamente, 80% desse alcance (ou 50.546 pontos) veio de jogos para aplicativos móveis, enquanto 11.619 pontos foram provenientes de jogos para consoles e 2.728 de conteúdo em vídeo.
A The Pokémon Company recentemente registrou o ano fiscal mais lucrativo de sua história, reportando US$ 1,9 bilhão em receita entre março de 2023 e fevereiro de 2024, um aumento de 15% em comparação com o ano anterior (fonte: GameBiz). Com o novo aplicativo móvel Pokémon Trading Card Game Pocket gerando mais de US$ 120 milhões em receita em menos de um mês desde seu lançamento, o crescimento da marca Pokémon não mostra sinais de desaceleração.