Notícias

Pokémon é marca mais forte do entretenimento no Japão

Pesquisa da GEM identificou que Pokémon é marca com maior alcance; nenhum jogo de PlayStation apareceu na lista

por Thiago Barros
Pokémon é marca mais forte do entretenimento no Japão

Um estudo da firma GEM, especializada na análise do mercado do entretenimento no Japão, mostra que Pokémon foi a principal marca do ramo no Japão neste ano. O detalhe curioso é que nenhuma marca relacionada à PlayStation aparece na lista, que tem apenas Monster Strike (em nono), Dragon Quest (em décimo) e Genshin Impact (em décimo-primeiro) como outros games.

Confira o ranking:

  1. Pokémon (65,578 pontos)
  2. LINE: Disney Tsum Tsum (63,544 pontos)
  3. One Piece (43,184 pontos)
  4. Tigre e Dragão (36,891 pontos)
  5. Mrs. GREEN APPLE (33,218 pontos)
  6. YOASOBI (30,844 pontos)
  7. Mezamashi TV (28,285 pontos)
  8. Detetive Conan (28,125 pontos)
  9. Monster Strike (26,493 pontos)
  10. Dragon Quest (26,466 pontos)
  11. Genshin Impact (23,161 pontos)
  12. Houdou Station (22,038 pontos)
  13. Pro Baseball Spirits (21,042 pontos)
  14. Hikaru Utada (20,492 pontos)
  15. Kimetsu no Yaiba (Demon Slayer) (18,725 pontos)
  16. Purikyua Pretty Derby (18,314 pontos)
  17. 米津玄師 (Kenshi Yonezu) (18,314 pontos)
  18. ZIP! (18,314 pontos)
  19. 吸血鬼記録 (Vampire Chronicles) (17,941 pontos)
  20. 相棒 (Aibou) (17,594 pontos)

O ranking é baseado em “pontos de alcance”, um índice único que estima o número diário de pessoas expostas a conteúdos associados a uma determinada marca ou obra. Esse índice considera interações em diversas plataformas de mídia digital, como aplicativos, jogos, músicas, vídeos e mangás. A pesquisa foi realizada mensalmente, envolvendo uma amostra de 100.000 indivíduos com idades entre 15 e 69 anos residentes no Japão.

Os resultados revelaram que Pokémon alcançou o maior fator de alcance, com 65.578 pontos. Curiosamente, 80% desse alcance (ou 50.546 pontos) veio de jogos para aplicativos móveis, enquanto 11.619 pontos foram provenientes de jogos para consoles e 2.728 de conteúdo em vídeo.

A The Pokémon Company recentemente registrou o ano fiscal mais lucrativo de sua história, reportando US$ 1,9 bilhão em receita entre março de 2023 e fevereiro de 2024, um aumento de 15% em comparação com o ano anterior (fonte: GameBiz). Com o novo aplicativo móvel Pokémon Trading Card Game Pocket gerando mais de US$ 120 milhões em receita em menos de um mês desde seu lançamento, o crescimento da marca Pokémon não mostra sinais de desaceleração.