PlayStation Portal supera expectativas, e Sony promete mais unidades
Hiromi Wakai, responsável pelo projeto, revela que aparelho começou a fazer mais sucesso com o boca a boca
O enorme sucesso do PlayStation Portal, cujos estoques estão esgotados na grande maioria das regiões onde ele foi disponibilizado, pegou muita gente de surpresa. Incluindo a própria Sony. Em entrevista ao Game File, Hiromi Wakai, VP de Gestão de Produtos da companhia e principal responsável pela transformação do projeto inicial em um aparelho final, admitiu que o gadget já vem rendendo muito mais do que o esperado e prometeu mais unidades nas lojas em breve.
Mas vamos começar pelo começo: de onde surgiu a ideia do acessório e por que ele não é um PS Vita 2? A resposta é relativamente simples: praticidade. A Sony não queria criar algo do zero, nem dar mais trabalho a desenvolvedores para portarem seus jogos para outro dispositivo ou terem que criar títulos específicos para ele. O objetivo era só dar uma cara nova para um recurso que pode ser bem útil, o Remote Play.
Tudo bem que ele funciona com iPhone e iPad, por exemplo, mas o PlayStation Portal leva uma experiência semelhante a usar um DualSense do seu PlayStation 5, mas com uma belíssima tela na palma da sua mão. E sem precisar ser robusto com hardware de ponta, já que utiliza a própria conexão remota ao PS5. Segundo Wakai, aliás, o nome vem daí: criar um Portal.
“As discussões iniciais sobre este produto começaram a partir da pergunta de como expandir a experiência de jogo do console PS5, e não lançar um dispositivo portátil separado”, comentou.
Com o bom resultado, mesmo após algumas dúvidas e críticas no seu anúncio, o gadget agora vem sendo bastante desejado por muita gente. Inclusive aqui no Brasil, onde ele ainda não teve o seu lançamento oficial confirmado. De qualquer forma, Wakai confirma que a Sony está atenta à demanda e garante que “está tudo dentro do planejado” na produção, com novas unidades a caminho do mercado “em breve”.
Digital Foundry: PlayStation Portal é “brilhante e vibrante”
O PlayStation Portal foi analisado pela equipe do Digital Foundry, e os especialistas comentaram sobre uma série de detalhes do dispositivo e trouxeram recomendações para quem deseja utilizá-lo de forma mais consistente. De acordo com o jornalista Richard Leadbetter, o equipamento é um “ótimo kit”. Fundamentalmente, ele consiste em um DualSense “cortado ao meio”, onde todos os recursos do controle, como o feedback tátil e os gatilhos adaptáveis, estão inseridos como tecnologias nativas. Leia mais aqui.