PlayStation Portal é visto como fundamental na estratégia da Sony para jogos em nuvem
Documentos da Sony apontam que a empresa deve investir ainda mais nos serviços de nuvem
A Sony revelou que o PlayStation Portal é visto como um importante passo em sua estratégia de jogos em nuvem. Após o lançamento da versão beta do streaming, em novembro de 2024, a empresa já vê mais evoluções para o modelo de negócios.
Esse avanço, que permite que os assinantes PS Plus Premium joguem mais de 200 títulos diretamente pelo acessório, seria uma adição que evitaria o dispositivo de ser considerado apenas um portátil com função remota.
Documentos recentes emitidos pela Sony apontam que o PlayStation Portal estaria em uma posição competitiva à frente do Xbox Cloud Gaming e do Nintendo Switch Online. Isso não apenas aumentaria o valor do plano Premium, mas tornaria o gameplay mais acessível.
No contexto estratégico, o acessório, que terminou o ano de 2024 como o periférico gamer mais vendido nos EUA, emerge como um componente crucial na visão de futuro da Sony para os jogos em nuvem. Adotando um modelo que reduz a dependência de consoles físicos, a fabricante almeja atender a um público que busca acesso instantâneo e móvel à sua biblioteca de games.
PlayStation Portal e o futuro dos serviços em nuvem
Com a crescente popularidade de serviços por assinatura, o PlayStation Portal é posicionado para se tornar um dispositivo indispensável para todos os tipos de público, sejam jogadores casuais ou aqueles que viajam com frequência.
Tendo em mente esses ideais, a visão da empresa visaria expandir continuamente a biblioteca de streaming. Isso abriria portas para que melhorias fossem aplicadas no dispositivo a fim de garantir maior qualidade de jogo.
Apesar da posição no mercado, o PlayStation Portal ainda apresenta inconsistências, em especial por conta de sua dependência a redes móveis. Assim, a Sony poderia trabalhar para melhorar aspectos de latência, até mesmo garantindo compatibilidade com o 5G.
Quanto à possibilidade de streaming de jogos, infelizmente ela se destina ao plano Premium. No Brasil, ele equivale ao Deluxe, mas não oferece serviços de nuvem para títulos de PS3 ou qualquer outro de PS5 que integra à biblioteca dos mais de 200 games.
O acessório já pode ser adquirido no varejo nacional. Nesta semana, ele integrou a coleção Midnight Black e já tem uma versão de cor escura disponível para pré-venda na Amazon Brasil, saindo pelo preço da variante padrão. Clique aqui para saber mais.