Notícias

PlayStation e AMD querem “novos limites” gráficos no PS6

A Sony e a AMD estão unindo forças em uma nova iniciativa ambiciosa chamada Project Amethyst

por Thiago Barros
PlayStation e AMD querem

A Sony e a AMD estão unindo forças em uma nova iniciativa ambiciosa chamada Project Amethyst, que promete transformar o futuro dos videogames usando inteligência artificial. O projeto, que já havia sido anunciado como uma solução pensada no PS6, teve detalhes revelados por Jack Huynh, executivo da AMD, após um encontro com Mark Cerny, arquiteto do PlayStation (via Push Square).

Segundo Huynh, o Amethyst tem dois focos principais: desenvolver uma arquitetura de hardware otimizada para tarefas de machine learning em jogos e criar redes neurais capazes de elevar a qualidade gráfica em tempo real. A proposta é usar IA para gerar gráficos melhores, com maior resolução e fluidez, sem sobrecarregar o hardware — algo que pode trazer grandes avanços para os consoles da próxima geração.

A tecnologia não é exatamente nova para a Sony. A empresa já experimenta soluções parecidas no PS5 Pro, com o PSSR, que oferece upscaling inteligente sem comprometer o desempenho. O Amethyst, no entanto, promete levar isso a um novo patamar.

Parceria entre Sony e AMD começa antes do PS6

Huynh também mencionou que a parceria já rendeu frutos práticos, como melhorias no FSR 4 e avanços no desenvolvimento de técnicas como Frame Generation e Ray Regeneration com suporte a machine learning, em uma nova tecnologia chamada FSR Redstone. Com a promessa de mais eficiência e qualidade visual, o Project Amethyst representa o próximo passo da indústria rumo a jogos com visual de ponta e desempenho estável, impulsionados por IA.