Nos anos 90, PlayStation levava jogos britânicos para o Japão com vídeos BIZARROS; veja!
Propagandas de 30 anos atrás chamam a atenção nas redes sociais
Antigamente, vender jogos ocidentais no Japão era uma missão difícil para a PlayStation e outras editoras. Ao contrário do sucesso dos títulos japoneses no Ocidente, muitos games britânicos e norte-americanos não conseguiam chamar atenção na Terra do Sol Nascente, especialmente nos anos 90.
Para mudar esse cenário, a Sony resolveu apostar em uma estratégia curiosa: usar propagandas assumidamente britânicas para divulgar WipEout e Destruction Derby no Japão. Os comerciais apresentavam dois ingleses caricatos explicando os jogos com sotaques exagerados e falas nada sutis.
“Com certeza vai desafiar aqueles carinhas espertos”, diz uma das propagandas, recuperada recentemente por Sean Seanson no BlueSky. Os dois títulos foram publicados pela Psygnosis, com WipEout desenvolvido internamente e Destruction Derby criado pela Reflections Interactive.
discovered a genre of Japanese PlayStation commercials used for games made in the UK
— Sean Seanson (@seanseanson.bsky.social) 2025-04-20T18:10:15.135Z
Hoje, não sabemos como essa estratégia seria recebida. Os tempos passaram e, pelo jeito, o público japonês se tornou muito mais receptivo aos jogos ocidentais, dispensando estratégias que soem forçadas para causar impacto.
Ainda assim, os vídeos se tornaram verdadeiras relíquias da história do PlayStation. Três décadas depois, seguem viralizando nas redes sociais, mostrando como a indústria já tentou de tudo para conquistar novos mercados.
Preços, jogaços e mais: O que a PlayStation precisa ter para te (re)conquistar?
A PlayStation se perdeu pelo caminho? Fizemos um artigo para falar sobre como a Sony tem tomado decisões duvidosas e que tem feito a comunidade se sentir um pouco “afastada” pela marca nos últimos anos. Veja aqui!