Saiu da jaula! PlayStation 5 se torna um “monstro” de receitas
Sony divulga informações interessantes sobre o console e prevê que ele consiga superar o PS4 em vendas e receita
A expressão é antiga, mas sim, o PlayStation 5 é um monstro saindo da jaula. Depois dois de anos conturbados com a baixa oferta não sendo suficiente para enorme demanda, a fabricação entrou no ritmo normal no fim de 2022 e, agora em 2023, não há resta qualquer dúvida: o aparelho é uma máquina de fazer dinheiro para a Sony.
Na noite desta terça-feira (23), foi realizada uma apresentação de Jim Ryan, diretor-executivo da Sony Interactive Entertainment, em que diversas informações relevantes sobre o PS5 foram reveladas – o material completo está disponível aqui, em inglês. Dentre elas, a projeção de que, até o fim do ano, ele supere o PlayStation 4 em vendas (comparativamente com o mesmo tempo de mercado).
Ou seja, ao celebrar seu terceiro aniversário, o PlayStation 5 terá sido mais comercializado do que o seu antecessor quando ele festejou sua terceira primavera (em 2017). E a partir daí, amigo, conforme o slide abaixo mostra, a tendência é de que a vantagem só aumente.
Algo que também chama a atenção é o fato de o período entre janeiro e março deste ano ter sido o melhor quarto trimestre fiscal (para quem não está familiarizado, os anos fiscais terminam em março) da história da PlayStation. Foram cinco milhões de consoles – uma queda em relação aos 6,6 milhões do trimestre anterior, mas totalmente compreensível, já que ele tinha Black Friday e Natal.
Segundo a Sony, trata-se de uma “demanda sem precedentes”:
Mas é claro que as vendas significariam pouco se os jogadores não fossem engajados com o console e os produtos posteriormente, certo? E até nisso o PlayStation 5 também vem impressionando.
PlayStation 5 supera PS4 em engajamento e rivais em Brand Awareness
Em dois outros slides, a Sony destaca como o jogador da nova geração está mais envolvido (e gastando mais) com o aparelho. Fazendo a comparação em relação ao mesmo período de mercado do PlayStation 4, os donos de PlayStation 5 assinam mais o PS Plus (71% a 70%), fazem mais transações digitais (53% a 31%) e jogam mais diariamente (43% a 37%).
Sendo assim, em média, o dono de um PlayStation 5 gastou US$ 622 até hoje, enquanto o do PS4 “só” US$ 479 neste mesmo período de tempo desde que ele foi lançado. E o detalhamento destes números é curioso: o grande aumento veio de add-ons, ou seja, os conteúdos extras, como skins de Fortnite, por exemplo, com 210%. A expectativa é de estar acima do PS4 em tudo até o fim do ano:
Obviamente, a empresa japonesa também destaca o quanto o PlayStation 5 é “a marca mais forte dos games”. Ela aparece como top of mind dos consumidores em relação a Nintendo e Xbox, tendo o maior Brand Awareness da categoria de longe.