Notícias

PlayStation 5: EUA estudam lei para banir bots de compras online

Senadores americanos estão incomodados com as revendas em preços exorbitantes

por Jean Azevedo
PlayStation 5: EUA estudam lei para banir bots de compras online

Conseguir um PlayStation 5 ou um Xbox Series X|S nos EUA é uma tarefa árdua, e não estamos falando sobre o preço. Mas sim dos tão famosos robôs. A prática de compra de itens de grande valor utilizando bots se tornou cada vez mais comum nos Estados Unidos e está, além de prejudicando o público, incomodando os senadores americanos. Mas o uso dessa “tecnologia” pode se tornar ilegal em breve.

A iniciativa “Stopping Grinch Bots”, introduzida pelos mesmos responsáveis por dar um fim à máfia de compra de ingressos online, pretende estabelecer uma lei para devolver a possibilidade de adquirir itens mais procurados aos consumidores. Com isso, a revenda dos consoles em valores mais altos pode chegar ao fim.

Scalpers - foto de várias edições de PS5 em um único lugar -

Além da preocupação com a revenda, a busca pelo PlayStation 5 e Xbox Series X|S nos estoques deve ficar bem mais justa. Os bots conseguem, assim que os videogames ficam disponíveis, esgotá-los em questão de segundos. Paul Tonko, um dos responsáveis pelo projeto de lei, disse o seguinte:

Em tempos onde as famílias deveriam gastar mais tempo com seus entes queridos, esses “grinch bots” digitais estão forçando os americanos a revirar sites online na esperança de encontrar um presente acessível ou pagando preços exorbitantes por um simples brinquedo.

Ao lado de Tonko, os senadores Richard Blumenthal, Charles Schumer e Ben Ray Lújan compraram a briga contra os scalpers. Caso seja possível realmente banir os robôs de compras, que também são muito comuns em outros mercados (como o de sneakers), a expectativa é de que fique “mais fácil” comprar consoles pelos seus preços de varejo.

No Japão, o PlayStation 5 começou a vir com o nome na caixa

Para combater cambistas, uma loja do Japão decidiu anotar o nome de seus clientes nas caixas do PlayStation 5. Outras medidas com o DualSense também começaram a ser tomadas. Veja!