Notícias

PlayStation 5 deve usar AMD Navi como arquitetura, aponta Forbes

O report especula que a AMD estaria trabalhando em uma CPU customizada.

por Daniel dos Reis
PlayStation 5 deve usar AMD Navi como arquitetura, aponta Forbes

O novo PlayStation realmente não deu as caras na E3 deste ano, mas os rumores sobre um eventual PlayStation 5 continuam a ser lançados em vários veículos de comunicação.

Desta vez, a Forbes reportou, segundo suas fontes ligadas à indústria, que o próximo console da Sony deve mesmo usar tecnologias da AMD, assim como aconteceu com o PlayStation 4.

O site reforça rumores de que o arquitetura GPU escolhida pela Sony seja a Navi, um projeto customizado especificamente para o PlayStation 5.  Entretanto, no momento, pouco se sabe sobre a arquitetura gráfica da Navi. Só o fato de que ela irá usar processadores de 7nm. As mesmas fontes sugerem que a Sony ‘deseja’ que a GPU Navi fique pronta por volta de 2020, algo que pode ser entendido como uma possível janela de lançamento do PS5.

As informações só não coincidem no que diz a respeito a parte de integração. Se a placa gráfica será intimamente integrada com as unidades de processamento. A julgar pelo histórico da companhia – que já entregou projetos customizados e integrados para Sony -, é de se acreditar que haja uma tendência neste sentido.

O artigo da Forbes, no entanto, não relaciona a Microsoft ao Navi. A gigante norte-americana também já dá passos na criação do seu novo console, mas nada foi apontado sobre o Projeto Scarlet. O site VG247 especula que a dona do Xbox possa optar por se envolver com a arquitetura Vega (também da AMD) ou até mesmo um Ryzen mais tradicional. Sem descartar ainda a hipótese da AMD não ser a parceira do novo Xbox.

Ciclo final do PS4

Em maio deste ano, durante uma reunião de investidores, John Kodera, presidente da Sony Interactive Entertainment, disse que o PlayStation 4 está entrando em seu final de vida, sugerindo que um eventual novo PlayStation não demore tanto assim para chegar.

Isso não quer dizer, no entanto, que a Sony já esteja abandonando o console. O PS4 ainda tem muitos anos pela frente, principalmente com a oferta de grandes exclusivos para os próximos anos. A declaração é ‘apenas’ uma projeção de trabalho a médio prazo.