Notícias

PlatinumGames pretende auto-publicar uma nova IP; entenda

Que venha!

por Daniel dos Reis
PlatinumGames pretende auto-publicar uma nova IP; entenda

A PlatinumGames parece querer alçar vôos mais altos em 2018. Após o sucesso de NieR: Automata e o recém anuncio de Bayonetta 3 (exclusivo do Switch), o estúdio pretende lançar um jogo com seu próprio selo, seu próprio carimbo.

Ao longo dos mais de 10 anos, a empresa vem entregando jogos aclamados (NieR Automata, Bayonetta, Metal Gear Rising: Revengeance, Vanquish, etc), mas nenhum deles é uma IP exclusiva do estúdio. Todos os últimos jogos foram publicados por outras empresas, algo que deve ser diferente no futuro.

Falando ao site GameInformer, Atsushi Inaba, um dos executivos do estúdio, explicou que um dos novos planos é criar e publicar seus próprios jogos. “Estamos cada vez mais interessados na ideia de publicarmos nós mesmos nossos títulos“, disse Inaba.

Com isso, a PlatinumGames busca independência, tendo maior controle criativo dos jogos, uma gestão de distribuição de acordo com seus desejos e claro, maior fatia nos lucros.

De toda forma, o executivo assegurou que os novos planos não irão afetar em nada a relação do estúdio com as editoras, e que eles continuarão a trabalhar na criação de jogos AAA para outras empresas. “Continuaremos a criar jogos AAA para outras editoras, porque, novamente, não temos um fluxo financeiro para arriscarmos fazer apenas jogos(AAA) publicados por nós.“, enfatizou.

Novo jogo

Os novos planos na verdade já estão em curso. Após passar o ano de 2017 analisando algumas ideias de projetos – foram avaliadas cerca de 70 documentos de design diferentes – a equipe conseguiu reduzir a lista para dois projetos que já estão, efetivamente, em produção.

Um destes jogos (ainda não revelado) terá um escopo “mais ao meio”. O projeto conta com cerca de 20 desenvolvedores. Portanto, está entre um indie e um AAA. Algo muito similar ao que aconteceu com Hellblade, da Ninja Theory.

Não podemos juntar US$ 10 milhões para um AAA, porque simplesmente não temos este dinheiro como um desenvolvedor independente. No entanto, não planejamos ir na rota indie com apenas poucas pessoas. Então estará em algum lugar no meio, com cerca de 20 pessoas na equipe, de modo que ainda será um tamanho saudável“, explicou.

A ideia dos desenvolvedores é surpreender aos jogadores novamente com um jogo muito bem feito. Todavia, os fãs irão receber um projeto que almejam da PlantinumGames, sem muitas surpresas no que se refere ao contexto. Será algo de ação, louca, hardcore, etc.

2018 parece mesmo um ano bastante singular para os fãs de videogames. Além de grandes lançamentos já anunciados, teremos a revelação de outras novidades.