Notícias

Fim das “garapas”: Sony quer banir jogos com platina fácil da PS Store

As famosas “platinas garapa” podem chegar ao fim, segundo suposta carta da Sony

por Jean Azevedo
Fim das “garapas”: Sony quer banir jogos com platina fácil da PS Store

A Sony estaria avisando aos estúdios que não tem mais interesse em jogos com platina fácil na PlayStation Store. Segundo uma carta divulgada pelo portal DexDotExe e compartilhada pela IGN SEA, a gigante japonesa considera até banir algumas desenvolvedoras que continuarem fornecendo tais conteúdos no futuro.

Um trecho do suposto comunicado chegou às mãos do site, e a PlayStation teria classificado esses games como spams capazes de causar impacto negativo para os consumidores e para as empresas responsáveis. Os critérios adotados para identificar esses títulos serão os seguintes:

  • Produtos cujas funcionalidades e/ou ativos são copiados ou não são significativamente diferentes dos produtos já publicados na PlayStation Store, independentemente do editor registrado;
  • Múltiplos conceitos e variantes de produtos, publicados por parceiros individuais, que possuem funcionalidade ou experiências duplicadas, diferenciadas apenas por pequenas variações de funcionalidade ou ativos;
  • Sempre que possível, os parceiros devem considerar agregar pequenas experiências de conteúdo semelhantes em um único produto, usando o comércio no jogo para expandir ou estender a experiência. Por exemplo, fornecer troféus diferentes para cada produto não é suficiente para diferenciar o conteúdo.

A intenção dessas atitudes da Sony, segundo a carta, é manter a qualidade dos games oferecidos na PlayStation Store.

carta da PlayStation sobre troféus platina fáceis
(Fonte: IGN SEA)

Sendo assim, games com platinas fáceis, caso não tenham uma proposta original, devem deixar de aparecer na busca da loja digital dos consoles, nas campanhas de marketing e até não serem apresentados na aba de novos lançamentos — isso sem falar no banimento, citado acima.

Troféu Platina - My Name is Mayo 3

Microsoft teria ofertado disponibilidade de Call of Duty por 10 anos nos consoles da Sony

A Microsoft teria oferecido um acordo de disponibilidade para Call of Duty nas plataformas da Sony. Segundo artigo do New York Times, a franquia ficaria por mais dez anos no PlayStation, mas a gigante japonesa ainda não respondeu à proposta. Entenda aqui!