Notícias

Conheça o piloto que inspirou o filme de Gran Turismo

Jann Mardenborough fala sobre experiência na adaptação

por Jean Azevedo
Conheça o piloto que inspirou o filme de Gran Turismo

O filme de Gran Turismo não recebe o nome “De jogador a piloto” por acaso. A PlayStation Productions adaptou uma história real para o filme, que estreia nesta quinta-feira (24) nos cinemas. O protagonista da GT Academy é Jann Mardenborough, e ele concedeu uma entrevista interessante ao PS Blog.

Mardenborough confessou que sempre teve o desejo de se tornar um piloto, porém, seus compromissos com os estudos atrasaram a realização desse sonho. Em 2011, três meses após ter abandonado a faculdade, ele deixou tudo de lado e ingressou na GT Academy: “Vamos apenas ver até onde posso chegar”.

Sua experiência em Gran Turismo foi se tornando cada vez mais realista à medida que avançava nos testes. Depois de jogar em uma tela de 17 polegadas, se adaptar à visão periférica foi um desafio. A partir desse ponto, ele partiu para o circuito e compartilhou como foi a experiência:

O resto foi mais fácil, até sentar ao volante de um GTR de 485 HP no circuito de Silverstone, aos 19 anos. Enquanto eu colocava o cinto, estava pensando: “E agora, como será a sensação?”. E, bom, a sensação foi normal. Acelerar e frear, a maneira como o carro virava e inclinava em curvas… A sensação de dirigir o carro era estranhamente familiar. Tirando a presença maior de vibração e feedback de força na direção e nos assentos, o carro era como o que eu já conhecia do GT. E o fato de eu ter 19 anos e bem menos medo de me arriscar também ajudou. Eu só queria atingir muita velocidade no menor tempo possível.

Filme de Gran Turismo
(Fonte: PS Blog)

Filme de Gran Turismo começou a ser elaborado em 2019

Mardenborough compartilhou que a PlayStation o abordou em 2019, quando teve acesso ao primeiro roteiro do filme de Gran Turismo. Ele revelou que foi calorosamente recebido pelos produtores da Sony Pictures. Além disso, ele optou por não se envolver profundamente no processo de revisão das filmagens:

Já no set, perguntaram se eu queria ajudar a revisar as filmagens, mas recusei porque não entendo do assunto. Eu estava feliz com o roteiro e com o elenco e não saberia avaliar filmagens inacabadas. Não é minha praia.

No filme, o piloto faz uma aparição, embora de maneira bastante discreta. Ele desempenhou o papel de dublê ao lado de Steve Kelso, conhecido por seu trabalho em “Ricky Bobby, a Toda Velocidade”, e que interpretou o piloto do K.I.T.T. em “Super Máquina”, como ele compartilhou com o PS Blog.

Eu não podia perder a oportunidade de estar em um aspecto tão fundamental da história, que era muito mais relevante que ser figurante, por exemplo.

Você pretende assistir ao filme de Gran Turismo? Comente abaixo!