Phil Spencer: “nem todo jogo precisa virar filme ou série”
Homem-forte da Microsoft, Phil Spencer falou sobre sucesso de adaptações de jogos para cinema e disse que está atento a isso
Em uma recente entrevista ao Variety, o CEO da Microsoft Gaming, Phil Spencer, compartilhou seus pensamentos sobre a crescente tendência de adaptações de videogames em Hollywood, afirmando que a indústria de games não depende necessariamente de filmes e programas de TV para prosperar.
Spencer reconheceu o enorme sucesso financeiro de várias adaptações de videogames, incluindo a franquia de filmes Resident Evil, o filme Super Mario Bros., e a série de filmes Sonic, todas com bilheteiras milionárias, se não bilionárias, em todo o mundo. No entanto, ele enfatizou que o negócio de videogames é bem-sucedido por si só, sem precisar dessas adaptações.
“O negócio de videogames é bem-sucedido por si só. Não precisa dessa saída”, disse Spencer ao Variety, acrescentando que é importante não transformar cada franquia em um filme ou programa de TV apenas por questões de licenciamento. Ele alertou contra a tendência de tornar essas adaptações uma exigência, afirmando que nem todo jogo precisa ser adaptado para outros formatos de mídia.
Apesar dessa posição, os comentários de Spencer parecem um pouco contraditórios, considerando os próprios empreendimentos significativos da Microsoft em adaptações para filmes e TV. Com o filme Minecraft ultrapassando US$ 500 milhões nas bilheteiras, uma sequência já confirmada e uma série de TV de Minecraft em desenvolvimento com a Netflix, é claro que a participação da Microsoft no entretenimento continua a crescer. Além disso, a série de TV Fallout, também de propriedade da Microsoft por meio da Bethesda, foi um grande sucesso e já foi renovada para uma segunda temporada. Até Halo, apesar de sua recepção mista, conseguiu duas temporadas no Paramount Plus.
Phil Spencer vê aprendizado nas adaptações
No entanto, Spencer reconheceu a curva de aprendizado envolvida nessas adaptações, destacando como as experiências passadas com Halo e Fallout ajudaram a moldar a abordagem da Microsoft para esses projetos. “Aprendemos fazendo Halo, aprendemos fazendo Fallout,” afirmou ele. “Tudo isso vai se acumulando e, obviamente, teremos alguns projetos que não vão dar certo, isso faz parte.”
Quando questionado sobre futuras adaptações, Spencer deu a entender que há mais projetos em andamento, embora tenha ficado em silêncio quanto aos detalhes. “Há muito interesse da mídia tradicional e estamos felizes com isso”, acrescentou ele. “Mas o que eu diria para a comunidade que gosta desse trabalho é: vocês vão ver mais [adaptações], porque estamos ganhando confiança e aprendendo com isso.”
Embora Spencer insista que os videogames não precisem de Hollywood, é claro que a Microsoft está abraçando a interseção lucrativa entre games e entretenimento, com mais adaptações provavelmente no horizonte.