Phantom Blade Zero quer ser um símbolo dos games chineses
Diretor cita o kung fu no cinema como inspiração e mira em fazer ainda mais sucesso do que Black Myth
O diretor Soulframe Liang, do estúdio chinês S-GAME, revelou que Phantom Blade Zero tem como objetivo ser uma obra de arte coesa, fundamentada em duas filosofias principais. A primeira é a criação de um jogo que remete aos filmes clássicos de kung fu de Hong Kong dos anos 1970, homenageando ícones como Bruce Lee, Jackie Chan, Jet Li e Donnie Yen.
Em entrevista ao Eurogamer, Liang expressou o desejo de reviver essa era e reintroduzir essa tendência ao público contemporâneo. Como um estúdio chinês, a S-GAME pretende oferecer uma experiência autêntica, desde a captura de movimentos até as inspirações cinematográficas. Liang mencionou o jogo Sifu, desenvolvido pelo francês Sloclap, como uma referência:
“Se um estúdio francês pode fazer algo assim, por que não poderíamos fazer algo ainda mais autêntico da cultura chinesa?”.
Assim como Sifu incorporou sequências inspiradas em filmes como “The Raid”, Phantom Blade Zero também apresentará cenários de combate especiais, incluindo seu próprio “beco da morte”.
A segunda filosofia envolve a inspiração no desenvolvimento de jogos dos anos 1990, visando manter o escopo do projeto gerenciável. Liang destacou a intenção de retornar à era dos consoles PlayStation 1 e 2, quando os jogos não eram tão extensos, os orçamentos eram mais modestos e as equipes, embora menores, eram apaixonadas e criativas.
Ele descreveu o projeto como um “grande jogo indie”, com orçamento e experiência, onde tudo é integrado desde o momento em que o jogador pressiona o botão Start até os créditos finais.
Liang também reconheceu a influência do sucesso de “Black Myth: Wukong” no desenvolvimento de “Phantom Blade Zero”. O êxito de “Wukong” trouxe tanto mais recursos quanto maior pressão para a equipe de desenvolvimento, especialmente considerando que ambos os jogos receberam investimentos da Tencent.
Liang comentou: “Todos agora percebem que há potencial para um jogo feito na China vender 30 milhões de cópias em meio ano”.
Phantom Blade Zero: chefões mostrados até agora eram “secundários”
O aguardado jogo de ação Phantom Blade Zero, desenvolvido pela S-GAME, tem chamado a atenção dos fãs desde a divulgação de seu impressionante vídeo de gameplay em janeiro de 2025. O trailer, lançado em celebração ao Ano da Serpente, apresentou uma intensa batalha contra um chefe composto por sete espadachins, destacando a complexidade e fluidez do sistema de combate.
Surpreendentemente, conforme revelado pelo diretor Soulframe Liang nesta mesma entrevista ao Eurogamer, todo o conteúdo de combate mostrado até agora pertence a missões secundárias. Imagine só o que vai acontecer quando falarmos das boss fights obrigatórias, hein? Clique aqui para ler mais.