Patentes da EA com foco em acessibilidade são abertas ao público
Diversas ferramentas interessantes para os desenvolvedores aplicarem no gameplay
Novas patentes da EA foram liberadas para o público junto ao Compromisso de Patentes de Acessibilidade. Isto adiciona 23 registros à iniciativa, que já conta com 38 tecnologias disponíveis gratuitamente. Essas ferramentas visam tornar os jogos mais inclusivos, facilitando o acesso para pessoas com diversas necessidades.
Entre as patentes recém-incluídas e disponíveis para toda a indústria, estão tecnologias avançadas de geração e reconhecimento de fala e áudio, além de melhorias em ferramentas já existentes. A ação segue o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência e reflete o compromisso contínuo da EA com a inclusão nos jogos.
Entre as patentes da EA, existe um plugin para Unreal Engine 5 que integra o IRIS, ferramenta de análise de fotossensibilidade. Ele permite aos desenvolvedores identificar, em tempo real, frames que possam representar riscos para jogadores sensíveis a estímulos visuais durante a criação e testes dos jogos.
Kerry Hopkins, vice-presidente sênior da EA, afirmou: “Acreditamos que jogos devem ser acessíveis para todos. Disponibilizar essa tecnologia para outros desenvolvedores é um passo importante para remover barreiras e promover inclusão no mundo dos jogos.”
Detalhes de algumas das patentes da EA liberadas para o público
As patentes da EA poderão ajudar muitos desenvolvedores a entregar seus jogos a um público ainda maior. Nem todas elas foram detalhadas, mas é possível entender um pouco de como essas ferramentas abrem possibilidades com base no comunicado enviado pela publisher:
-
Reconhecimento de Fala Inteligente Personalizado: um sistema de reconhecimento de fala que otimiza a precisão e eficiência do reconhecimento de fala ao utilizar mapeamentos de fonemas personalizados para cada usuário, para uma melhor compreensão de sotaques e variações de pronúncia, como das daqueles que possuem deficiências de fala.
-
Geração de Falas Expressivas de A Partir de Dados de Texto: um sistema que gera áudios de fala expressivos a partir de dados em texto, e permite um maior controle e personalização da fala gerada baseado no estilo de fala escolhido e os atributos do orador ou oradora.
-
Geração de Fala na Voz de um Jogador ou Jogadora de um Videogame: um sistema que pode gerar falas com a voz de um jogador ou jogadora, para seu avatar, baseado em dados de amostras de fala.
-
Learning: um sistema que pode envelhecer ou rejuvenescer uma voz para a idade escolhida, sem a necessidade de amostras de voz adicionais.
-
Alteração de Estilo Musical com Base em Emoções Usando Deep Learning: um sistema que identifica a emoção do jogador e jogadora enquanto jogam e ajusta a trilha sonora de fundo para se adequar melhor a essa emoção.
-
Seleção Dinâmica de Funcionalidades de Fala em Dispositivos do Cliente: um sistema que automaticamente detecta e habilita tecnologias de reconhecimento de voz em um dispositivo para jogos.
Qual das patentes da EA mais chamaram a sua atenção? Comente abaixo!