Pal polêmico! Palworld vive turbilhão com recordes, plágio e memes
Assunto do momento nos games enfrenta acusações de plágio de Pokémon e dúvidas sobre ser um sucesso temporário
Os domadores de Pals são o assunto do momento. Palworld não deve chegar ao PlayStation por enquanto, mas se tornou um tema importante de ser analisado neste final de semana em que registrou números históricos na Steam: um milhão de jogadores simultâneos e mais de 3 milhões de downloads em apenas 40 horas.
E, claro, não dá para falar do jogo sem os memes no Brasil:
https://twitter.com/SucumbaEA/status/1749028745145368883?s=20
https://twitter.com/SucumbaEA/status/1748663073118781549?s=20
Mas há detalhes importantes sobre Palworld que vão além da diversão do jogo e das brincadeiras de quinta série no país. Uma thread do internauta TeeHallums no X mostra como o título pode ser problemático em dois importantes aspectos.
O primeiro deles, e que é extremamente claro, é o quanto ele dá margem para acusações de plágio de Pokémon. Não só pelo conceito, que é basicamente o jogo da Nintendo “com armas liberadas”, mas também por diversos Pals serem muito parecidos com as criaturinhas que foram eternizadas com Ash Ketchum e companhia.
I am the exact opposite of a Nintendo stan (or a Ark/Wildcard stan), but seeing Palworld make tens of millions of dollars off of the most blatantly creative bankrupt, poorly put together asset flip game is so depressing.
Their entire company strategy seems to be theft. pic.twitter.com/bRQxilrh94
— TeeHallums (@TeeHallums) January 20, 2024
O outro ponto é: por quanto tempo essa empolgação vai durar? Palworld deve ter, pelo menos, mais um aninho de acesso antecipado – e até por isso tem vários aspectos que ainda podem/devem ser melhorados. Mas será que ele vai manter uma base de jogadores fieis depois deste boom inicial?
A cultura do hype é real, e obviamente muita gente foi no embalo das notícias e dos números impressionantes para não ficar de fora da “moda”. E está tudo bem. A questão é somente lembrar que trata-se de um jogo ainda em desenvolvimento e que, muito provavelmente, não manterá essa força a longo prazo.
Outros jogos da dev de Palworld lembram títulos da Nintendo
O jogo anterior da Pocketpair, Craftopia, claramente também se inspirou em outro sucesso da Nintendo, The Legend of Zelda: Breath of the Wild. As semelhanças são absurdas – até mesmo nas imagens de divulgação do jogo. E seu próximo título, Never Grave, certamente parece “beber da fonte” de Hollow Knight.