Notícias

Pagar por platinas? Jogos “garapas” atraem usuários na PS Store

Vários jogos "pay-for-platinum" podem ser adquiridos na PS Store, com platinas fáceis de se conseguir

por André Custodio
Pagar por platinas? Jogos

Caçar platinas é um dos principais hábitos de jogadores de PS4 e PS5. Enquanto muitos usam o recurso apenas por diversão, outros players levam a sério a prática e buscam não apenas experimentar os melhores games, mas também fazer número em seus perfis. E parece que a PS Store está cada vez mais convidativa para esses usuários, com os jogos “pay-for-platinum”.

Popularmente conhecidos como “garapas”, esses games se destacam por garantir troféus em pouco tempo, com registros de poucos minutos para a premiação máxima. Além disso, muitos usuários “burlam” o sistema e compram versões de diferentes regiões dos títulos, aproveitando o baixo preço para multiplicarem suas recompensas.

Diferentemente dos polêmicos canecos vendidos no mercado cinza, essa nova modalidade de monetização taxa os games com valores mínimos para entregar campanhas curtas, potencialmente feitas apenas para a platina. Estima-se que dezenas de obras já se encontrem disponíveis pela loja digital, com milhares de usuários ativos registrados (via PSN Profiles).

Entre os destaques está Rock Paper Scissors, da série de jogos minimalistas Breakthrough Gaming Arcade. De acordo com o Push Square, seus troféus podem ser inteiramente obtidos em até 2,5 minutos. Além dessa coletânea, mais de 150 cópias de Breakout, da Smobile, são vendidas na PS Store com o único intuito de contabilizarem platinas.

imagem de Rock Paper Scissors, da ps store
Imagem promocional de Rock Paper Scissors

O que você acha da obtenção de troféus sem esforço? Acredita que a prática pode desqualificar platinas mais trabalhosas? Deixe sua opinião nos comentários.

Promoção “Golden Week” com descontos de até 90% na PS Store

Válida até 12 de maio, a promoção “Golden Week” traz centenas de descontos exclusivos na PS Store, com foco em obras desenvolvidas por estúdios japoneses. A novidade conta com jogos completos, expansões e edições de luxo por ofertas de até 90%. Clique aqui para conferir dez títulos por menos de R$ 100.