Notícias

Opinião: “Evoluções” de FC 24, um golaço da EA Sports

Poder transformar uma cartinha bronze em um jogador com qualidade para ser titular absoluto do time é incrível

por Thiago Barros
Opinião:

Uma das coisas mais chatas do Ultimate Team, especialmente quando você joga online, é enfrentar “sempre o mesmo time”. Acontece desde que o modo foi lançado. Cartinhas que fazem parte do meta estão em quase todas as equipes do jogo. E, claro, em FC 24, seria leviano dizer que isso acabou. Van Dijk e Eusébio que o digam.

Mas a EA Sports, enfim, lançou algo neste game que ajuda um pouco a diminuir esta sensação. Desde que foi anunciado, o recurso “Evoluções” gerou grande expectativa entre toda a comunidade e, agora, meses depois e com o título já consolidado no mercado, mesmo com algumas delas não sendo tudo isso, já dá para cravar: foi um golaço.

Evoluções permitem novos times em FC 24

O conceito é bastante simples: você pega um jogador e faz com que ele evolua. Esporadicamente, são liberadas novas evoluções, sempre com algum tema e requerimentos para que a pool de cartas que podem ganhar os bônus seja mais limitada. Por exemplo: a Promessa de ZAG do TOTY transforma um zagueiro seu de overall máximo 85 em um 89, porém o jogador precisa ter no máximo 82 de velocidade e 88 de físico, além de não contar com nenhum PlayStyle+.

A funcionalidade dá uma dinâmica totalmente diferente ao jogo. Especialmente porque é possível combinar evoluções – basta só que a carta final de uma ainda se encaixe no que é pedido para a outra. Tudo isso sem gastar um FC Point ou uma coin. Apenas com a sua dedicação em cumprir objetivos.

No meu time, por exemplo, eu tenho dois exemplos assim: Kobbie Mainoo, do Manchester United, originalmente um bronze de overall 62 que hoje é um 85 – após passar pelas evoluções “Golden Glow Up”, “Golden Glow Up Part II”e “Radioactive Maestro”, e David Lee, do Wrexham: prata 65 que virou um 88.

Evoluções de FC 24

O principal aqui é permitir que você possa montar um time com jogadores que você realmente gosta – seja no próprio FC 24, seja na vida real. Dá para pegar, por exemplo, aquele jogador brasileiro que está na Europa e tem uma cartinha “mais ou menos” e transformá-lo em um monstro.

FC 24 também tem Evoluções Pagas

Como, por exemplo, o volante João Gomes, ex-Flamengo, que hoje é do Wolverhampton. Com a evolução Idealista do TOTY, ele pode ir de 76 de overall para 88, além de ganhar vários outros bônus, como o PlayStyle+ de Antecipação. Só que, neste caso, assim como em várias outras evoluções, há um custo. Em coins ou FC Points.

Ele varia de acordo com a evolução. Atualmente, há melhorias custando 100 mil coins ou 500 FC Points, 200 mil coins ou mil FC Points, além de 75 mil coins ou 350 FC Points. Neste caso, é preciso ver se vale a pena o investimento em comparação com outras cartinhas disponíveis no mercado, é claro.

Evoluções permitem novos times em FC 24

Estas mais caras, no momento atual, são para ICONs. Melhoria de Ídolo e Retorno Lendário do TOTY. Ambas custam 200k cada e dão melhorias significativas a alguns ICONS que, honestamente, são pouco “usáveis”. Isso faz com que nomes como Robin Van Persie e Alessandro Nesta passem a ser considerados.

No entanto, só vale a pena mesmo se você já tiver alguma carta que se encaixe nos requisitos. Gastar dinheiro para comprar o jogador no mercado, ainda mais depois de algum vazamento indicar a evolução ou de ela ser liberada oficialmente no jogo, provavelmente não vai ser o melhor caminho – a não ser que você realmente queira muito essa carta.

Mas, independente de grátis ou paga, e de quem você for escolhendo para evoluir, as Evoluções de FC 24 trazem uma imprevisibilidade bastante interessante ao jogo e merecem muitos elogios. Sem dúvidas, esta é uma das funcionalidades mais relevantes que a EA Sports já lançou para o Ultimate Team em todos os tempos em FC 24.