Notícias

Em nota, devs culpam “ódio” da comunidade pelo fracasso de The Day Before

Comunicado emitido nas redes sociais culpa jogadores, internautas e criadores de conteúdo por supostas campanhas contra o game

por André Custodio
Em nota, devs culpam

Após semanas desaparecida, a Fntastic ressurgiu das cinzas com uma nota muito polêmica. Em seu perfil no X, o estúdio por trás do problemático The Day Before esclareceu alguns desafios enfrentados nos últimos meses e culpou as supostas campanhas de “ódio” da comunidade pelo fracasso do MMO.

Segundo os devs, “informações falsas” de “fontes anônimas” atrapalharam um trabalho “árduo e honesto” feito por cinco anos. Eles reforçam que nenhum dinheiro foi coletado dos jogadores e não há qualquer indícios de uma atitude fraudulenta com o encerramento do título.

O comunicado também reforça que a Fntastic possui uma “ótima relação” com os investidores e com a equipe de desenvolvimento. Nesse aspecto, todos os funcionários receberiam seus benefícios em dia e foram motivados constantemente na tentativa de tornar The Day Before “um sucesso”.

A situação ganha contornos dramáticos quando a empresa afirma que criadores de conteúdo utilizaram “conteúdos falsos” do jogo para ganhar visualizações e seguidores. Eles teriam explorado a “falta de informações” com má fé e supostamente atrapalharam desde o pré-lançamento.

Além disso, o estúdio garante que todos os itens mostrados nos trailers foram implementados, mas algumas características menores, como parkour, estavam planejadas para a versão completa.

E apesar da nota sugerir que The Day Before “recebeu análises melhoradas ao longo do fim de semana” após o lançamento de uma atualização, suas impressões caíram bastante, ao ponto de tornar o game o pior em críticas na história da Steam.

Imagem de capa do artigo de The Day Before no PS5 com o rosto de um personagem em destaque e a logo do game ao lado
Fonte: Fntastic

“Danos significativos” foram causados ao The Day Before

A Fntastic comenta que jogadores “lucrando com o ódio” foram determinantes para a percepção geral do jogo. Sem gameplays “imparciais”, os internautas seguiram os criadores de conteúdo e atacaram os devs por um projeto aparentemente enganoso.

Por fim, a companhia se vangloria das petições “criadas para continuar o desenvolvimento”, pelos mods da comunidade e pelas ofertas de mais de US$ 200 pelo jogo no “mercado negro”. Eles encerram a nota agradecendo a todos “que expressaram apoio e apelaram para não desistirmos”.

Segundo o estúdio, mais novidades “acontecerão em seguida”. Porém, vale lembrar que o site oficial da empresa não existe mais, bem como o de The Day Before e a própria desenvolvedora, que se encontra fechada. Além disso, os servidores do game foram permanentemente encerrados neste mês.

O que você achou desse comunicado? Comente!