Notícias

O Senhor dos Anéis: direitos de filmes e jogos estão à venda

Aquisição se estende a conteúdos derivados da franquia e produções ainda não oficializadas

por André Custodio
O Senhor dos Anéis: direitos de filmes e jogos estão à venda

Representantes da Saul Zaentz Company, produtora de cinema norte-americana, anunciaram que estão nos estágios finais para a aquisição definitiva dos direitos de “O Senhor dos Anéis“. Segundo a empresa, cerca de US$ 2 bilhões (cerca de R$ 10,4 bilhões, em cotação atual) estão sendo investidos na compra de propriedade intelectual de primeira linha.

A negociação conta com a participação do ACF Investment Bank para avaliar o valor estimado de inúmeros conteúdos de J.R.R. Tolkien. Até o momento, o processo indica que filmes, propaganda, jogos e eventos ao vivo deverão deixar a Warner Bros. para se juntar à Zaentz Co., incluindo materiais derivados, como “O Hobbit”.

A aceleração das tratativas leva em consideração anúncios recentes, quando a Amazon decidiu liberar a data oficial de lançamento da série prequela e um trailer de O Senhor dos Anéis. Assim, os investidores esperam que a companhia de Jeff Bezos busque os direitos adicionais e cumpra com a nova regulamentação autoral.

Além disso, o acordo assegura a defesa dos direitos de produções baseadas em textos escritos por Tolkien e publicados após sua morte, como “O Silmarillion” e “Contos Inacabados”.

captura de tela de shadow of war
Gameplay de Terra-Média: Sombras da Guerra

Em relação aos ativos protegidos pela New Line Cinema, propriedade da Warner, há a possibilidade de que já tenham sido revertidos para ações de Saul Zaentz, por causa de desistências envolvendo o lançamento de novos materiais. Os investidores não comentaram abertamente sobre o caso.

O Senhor dos Anéis e o futuro das adaptações

O acordo é decisivo e pode determinar uma reviravolta interessante no mercado cultural. Até o momento, nada foi anunciado sobre possíveis alterações nos cronogramas da série “O Senhor dos Anéis: Os Anéis de Poder” e do game “The Lord of the Rings: Gollum”, ambos previstos para este ano. Novidades sobre esses projetos — e outros — devem surgir em breve.

Saiba mais sobre o jogo clicando aqui e descubra quais as inovações ele deve apresentar para a nova geração.