Notícias

O futuro é agora: Square Enix vai investir na IA em 2024

Presidente da empresa explica que empresa vai "com tudo" neste tipo de tecnologia para melhorar o desenvolvimento dos jogos

por Thiago Barros
O futuro é agora: Square Enix vai investir na IA em 2024

A polêmica sobre o uso de inteligência artificial nos games parece não ter chegado à Square Enix. Em uma carta de ano novo para 2024, o presidente da companhia, Takashi Kyriu, afirmou que a empresa vai investir bastante na tecnologia a partir de agora. “De maneira agressiva”, disse ele, referindo-se claro a uma intensificação do uso de certas ferramentas automatizadas no desenvolvimento dos jogos.

“Inteligência artificial (IA) e suas implicações potenciais têm sido, por algum tempo, principalmente temas de debate acadêmico. No entanto, a introdução do ChatGPT, que permite a qualquer pessoa produzir facilmente textos ou traduções, além de participar de diálogos baseados em texto, desencadeou a rápida disseminação de IAs generativas. Seu lançamento deixou claro que a aplicabilidade da IA generativa não se limita apenas ao texto, e os meses subsequentes viram uma rápida sucessão de lançamentos de novos serviços e conteúdos que expandiram a IA generativa para diversas áreas relacionadas ao entretenimento digital, incluindo imagens, vídeo e música. Acredito que a IA generativa tem o potencial não apenas de remodelar o que criamos, mas também de mudar os processos pelos quais criamos, incluindo a programação”, escreveu.

Segundo ele, a ideia é aproveitar este tipo de ferramenta como uma inovação fundamental para deixar o processo de criação mais eficiente.

“Também pretendemos ser proativos na aplicação de inteligência artificial e outras tecnologias de ponta tanto no desenvolvimento de nosso conteúdo quanto em nossas funções de publicação. No curto prazo, nosso objetivo será aprimorar nossa produtividade no desenvolvimento e alcançar maior sofisticação em nossos esforços de marketing. A longo prazo, esperamos aproveitar essas tecnologias para criar novas formas de conteúdo para os consumidores, pois acreditamos que a inovação tecnológica representa oportunidades de negócios”, argumentou.

Vale lembrar que, nos últimos anos, a Square Enix também fez grandes investimentos em tecnologias como blockchain/Web 3.0 e na computação em nuvem.

Square Enix perdeu quase US$ 2 bilhões em valor de mercado desde junho

As notícias mais recentes dos resultados financeiros da Square Enix não são nada animadoras. Desde junho, após o lançamento de Final Fantasy XVI, a empresa registrou uma queda de 30% em suas ações, algo que vem preocupando os investidores.

De acordo com os atuais índices de mercado, a perda no valor das ações da empresa chegou à casa dos US$ 2 bilhões. Isso teria sido apenas um gatilho para a exposição de graves problemas ocorridos dentro da desenvolvedora.