Notícias

Patente sugere que PS5 possa ter upscaling em tempo real semelhante ao DLSS da Nvidia

O documento foi descoberto por usuários do ResetEra recentemente

por Valdecir Emboava
Patente sugere que PS5 possa ter upscaling em tempo real semelhante ao DLSS da Nvidia

A Sony pode estar trabalhando em uma funcionalidade de upscaling em tempo real para o PS5 e PSVR. Pelo menos é isso que sugere uma nova patente registrada pela gigante japonesa recentemente.

Segundo os detalhes do documento, descoberto por usuários do ResetEra e publicado em 28 de outubro, a funcionalidade é um “método implementado por computador para completar uma imagem”.

Essa metodologia foca na finalização de uma imagem que apresenta regiões com dados ausentes ou corrompidos com o auxílio do deep learning (conjunto de algoritmos que modelam abstrações usando várias camadas de processamento em tempo real).

Tela com explicações sobre o DLSS, uma tecnologia parecida com a qual pode chegar ao PS5
Aplicação do DLSS da NVIDIA em Rainbow Six Siege (FONTE: reprodução/Nvidia)

Essa funcionalidade é bastante semelhante ao DLSS da NVIDIA, que usa a tecnologia de upscaling de suas placas de vídeo para melhorar a resolução em tempo real sem afetar significativamente o desempenho do jogo. Na verdade, a taxa de quadros também pode ser otimizada no processo.

No PS5, isso seria possível, ainda mais se considerarmos os “milagres” que o SSD e o GPU de nova geração são capazes de fazer. Por fim, a patente observa que o sistema também pode ser usado dentro de um dispositivo de realidade virtual (PSVR).

Dispositivos de realidade virtual requerem muito poder de computação para exibir uma imagem satisfatória para um usuário do que um monitor de computador convencional.

Criador da nova patente do PS5 está trabalhando nessa possibilidade

Como observado pelo GamesRadar, o engenheiro responsável pela criação da nova patente, Andy Bigos, publicou em seu LinkedIn recentemente que está “trabalhado na aplicação de aprendizado de máquina e renderização neural para gráficos em tempo real no PS5”. Ele não menciona, especificamente, o PSVR.

A patente não significa, necessariamente, que a funcionalidade foi confirmada para o console de nova geração. Porém, seria uma adição muito bem-vinda.